Topo

Esse conteúdo é antigo

Venezuela se colocou à disposição para ajudar AP com oxigênio, diz senador

Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou ter conversado com o embaixador venezuelano - Diego Bresani/UOL
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou ter conversado com o embaixador venezuelano Imagem: Diego Bresani/UOL

Do UOL, em São Paulo

22/03/2021 12h13

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse hoje que o governo da Venezuela se colocou à disposição para ajudar no fornecimento de oxigênio para o Amapá.

Em uma rede social, o parlamentar disse que conversou com o embaixador da Venezuela Alberto Castellar e ele garantiu apoio na questão para Macapá e para o Amapá.

"O governo venezuelano se colocou à disposição para ajudar no fornecimento de oxigênio. Precisamos que o governo brasileiro mobilize a logística para trazer o oxigênio até Macapá", disse ele, acrescentando que iria conversar com o prefeito da cidade, Dr. Furlan (Cidadania), e com o governador Waldez Goés (PDT) para que pudessem estabelecer o contato entre eles e o governo venezuelano.

Em janeiro, a Venezuela enviou uma carga de oxigênio para Manaus, à época castigada por uma nova onda da pandemia de covid-19, com hospitais registrando colapso.

Ontem, Randolfe disse que, além de acionar o STF (Supremo Tribunal Federal), também protocolou uma representação no MPF (Ministério Público Federal), solicitando que providências sejam tomadas para evitar o colapso da distribuição de oxigênio em Macapá.

Segundo o senador, foi solicitada a criação de uma usina de oxigênio na capital e que o Ministério da Saúde contrate usinas com capacidade de produção de oxigênio.

Segundo relatório publicado hoje pelo Ministério Público do Amapá, há 39 pacientes na fila de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 21 na fila para enfermaria.

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) informou hoje em uma rede social que um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) chegou a Macapá nesta madrugada, transportando transportando 293 cilindros de oxigênio hospitalar. "Ainda na noite de hoje, segunda-feira (22), será concluído o transporte de todos os cilindros para o Amapá", disse.

O governador do Amapá também comentou sobre a chegada do oxigênio, dizendo que o rápido aumento do número de casos de covid-19 no estado "está gerando pressão sobre o consumo de oxigênio nos hospitais, o que exige de todos nós ações em vários níveis".

"Além das usinas que já estão em fase final de instalação em Laranjal do Jari e Oiapoque, buscamos apoio para aumentar ainda mais a oferta de oxigênio e, após tratativas com o senador Davi Alcolumbre, conseguimos 582 cilindros da empresa White Martins", acrescentou.

Segundo boletim divulgado ontem, o Amapá registra 92.010 casos confirmados de covid-19 e 1.222 óbitos.

O estado está em lockdown desde a última quinta-feira (18), com endurecimento de regras para os serviços considerados não essenciais.