PUBLICIDADE
Topo

Saúde

Kit covid pode estar ligado a hemorragias e insuficiência renal, diz médico

Kit covid pode provocar hemorragia e insuficiência renal em pacientes, dizem especialistas  - Reprodução
Kit covid pode provocar hemorragia e insuficiência renal em pacientes, dizem especialistas Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

23/03/2021 20h35

Especialistas relatam efeitos colaterais que estão aparecendo em pacientes sem doenças crônicas, mas que haviam utilizado medicamentos do kit covid. Em entrevista ao Estadão, o médico nefrologista do Hospital das Clínicas da USP, Valmir Crestani Filho, disse que atendeu pacientes com hemorragia e insuficiência renal ligadas direta ou indiretamente ao uso de medicamentos ineficazes contra a doença. Em um dos casos, o doente recebeu azitromicina e teve cólicas, diarreia e fortes dores abdominais, efeitos conhecidos do antibiótico.

Ao procurar um serviço de saúde, o paciente recebeu omeprazol para o alívio dos sintomas e acabou desenvolvendo um quadro raro de insuficiência renal associada ao medicamento. "O omeprazol é uma medicação boa, tem várias indicações, mas existe uma complicação rara que pode acontecer chamada nefrite intersticial aguda, que é como se fosse uma alergia nos rins", explicou o médico.

O outro caso é de um paciente que recebeu prescrição de anticoagulantes como tratamento precoce contra o coronavírus e acabou tendo uma hemorragia gástrica. O homem também precisou ser hospitalizado, mas se recuperou. Ele tinha um quadro de úlcera não diagnosticado e a medicação acabou agravando o problema.

"A partir do momento que essas medicações passam a ser usadas por milhões de pessoas, esses efeitos, mesmo que raros, começam a aparecer com mais frequência. Quando a gente prescreve um medicamento é porque os benefícios são maiores que os riscos. Se esses remédios não têm nenhum benefício contra a covid-19, todo efeito colateral foi em vão", afirmou.

O médico infectologista da linha de frente ao combate à pandemia em São Paulo, Gerson Salvador, também atendeu na última semana casos de efeitos colaterais de anticoagulantes. "Era uma paciente de 40 anos com covid confirmada usando dose alta do anticoagulante enoxaparina e outros medicamentos em casa. Veio com piora respiratória e com sangramento de origem pulmonar", contou.

O especialista também relatou casos de pacientes que, por estarem tomando as drogas do kit covid e julgarem estar protegidos de um agravamento da doença, demoram muito a procurar um hospital e surgem em estado gravíssimo. "Em um dos últimos plantões, atendi um paciente que estava tomando cloroquina e usando oxigênio em casa. Ele chegou azul. Tive de intubar na hora", finalizou.

Saúde