Topo

Esse conteúdo é antigo

MPRJ recomenda isolamento por 14 dias a sete municípios do Rio de Janeiro

Órgão sugere restrições imediatas à circulação de pessoas   -  Arthur Souza/Photo Press/Folhapress
Órgão sugere restrições imediatas à circulação de pessoas Imagem: Arthur Souza/Photo Press/Folhapress

Colaboração para o UOL

23/03/2021 08h11

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recomendou a sete municípios da região metropolitana que adotem ações imediatas para conter a disseminação do novo coronavírus. Em nota publicada na segunda-feira (22), o órgão pede a suspensão das atividades não essenciais por, no mínimo, 14 dias em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Tanguá, Maricá e Silva Jardim.

O motivo da recomendação, segundo o MPRJ, é o aumento consistente do número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na região. Preocupam, também, as crescentes taxas de ocupação dos leitos de UTI e a preponderância da variante de Manaus no Sudeste.

De acordo com a nota, não está sendo possível transferir pacientes para municípios vizinhos, uma vez que há constatação de risco elevado comum em toda a região, pressionada pelo aumento da demanda por oxigênio, insumos e medicamentos necessários para a manutenção dos leitos.

Após o prazo mínimo de 14 dias, as restrições de circulação podem ser mantidas, flexibilizadas ou ampliadas, de acordo com a evolução ou involução do número de novos casos, internações e taxas de ocupação de leitos em cada município.

A recomendação foi enviada aos prefeitos e secretários municipais de Saúde que compõem a região. As providências adotadas devem ser informadas ao MPRJ no prazo de 48 horas.