Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Brasil tem mais de 6 mil pacientes na fila por leito de UTI, diz TV

Colapso de saúde fará número de mortes diárias subir rapidamente - Tatiana Fortes/Governo do Ceará
Colapso de saúde fará número de mortes diárias subir rapidamente Imagem: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

25/03/2021 20h58

O Brasil tem, hoje, 6.370 pacientes com covid-19 a espera de um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Somente em São Paulo, são 1.500 pessoas precisando de atendimento especializado. Os dados foram obtidos e divulgados pelo Jornal Nacional.

Em Minas Gerais, são 714 na fila. No Rio de Janeiro, 582 e outros 501 aguardam vaga no Paraná. Os dados são do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde).

O presidente do conselho, Carlos Lula, disse que a situação é dramática e representa um colapso no sistema de saúde. O que também irá refletir no aumento no número de mortes dos próximos dias. "A gente vai perder pacientes na fila de espera, que não vão ter chance de ter acesso a um leito de UTI para tentar salvar sua vida", disse em entrevista à Globo.

Lula, que também é secretário de Saúde do Maranhão, afirmou ainda que "se o Ministério (da Saúde) não tomar medidas urgentes nas próximas horas, não vamos estar mais falando de 3 mil óbitos, mas de 4 mil."

Pandemia no Brasil

Hoje, o Brasil bateu o recorde de novos casos de covid-19. Conforme dados do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, foram 97.586 registros nas últimas 24 horas.

As mortes diárias continuam altas, com 2.639 óbitos registrados. O estado com mais mortes contabilizadas entre ontem e hoje foi São Paulo, com 599 vidas perdidas. O segundo foi o Paraná, com 295.

Com isso, a média móvel é de 2.276 mortes nos últimos sete dias, o que indica uma aceleração de 29% na comparação com 14 dias atrás. Hoje o país completa 25 dias consecutivos de aceleração da média de mortes.

Somente a região Norte está estável, com 6% de variação na comparação do mesmo período. Todas as outras regiões têm aceleração: Nordeste (29%), Centro-Oeste (44%), Sudeste (33%) e Sul (27%). Dezenove estados mais o Distrito Federal, apresentam alta no índice. Dois estados estão em queda e cinco estão estáveis.

Desde o início da pandemia, o Brasil já soma 303.726 mortes causadas pela covid-19 e 12.324.765 diagnósticos positivos para a doença.