Paraíba antecipa três feriados para conter propagação da covid-19
O governo da Paraíba decidiu antecipar os feriados de Tiradentes, Corpus Christi e da fundação do estado, além de criar, excepcionalmente, um feriado no dia 29 de março para conter a transmissão do coronavírus. A MP (medida provisória) que dispõe sobre o assunto foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do estado.
A MP prevê a antecipação do feriado de Tiradentes para o dia 30 de março, Corpus Christi para 31 de março e fundação da Paraíba para 1º de abril. O dia seguinte, 2 de abril, será sexta-feira santa, feriado nacional.
A MP atribui aos poderes executivos estadual e municipal o dever de estabelecer as regras e proibições de funcionamento no período dos feriados. Se houver conflito entre normas estaduais e municipais, valerá a que impuser medidas mais restritivas.
A antecipação dos feriados não se aplica às unidades de saúde, segurança pública, administração penitenciária, socioeducativa, assistência social e serviço funerário, além de outras atividades definidas como essenciais ou com funcionamento permitido por meio de decreto estadual.
Pandemia na Paraíba
A Paraíba tem registrado crescimento da demanda por leitos de internação para covid-19. Segundo nota do governo, a ocupação hospitalar média das UTIs do estado está acima de 85% durante o mês de março, com média de 81 internações diárias ante 24 em janeiro.
O número de mortes também cresce em ritmo acelerado. O estado levou 100 dias para subir de 3 mil para 4 mil óbitos, e 50 dias entre 4 mil e 5 mil. A projeção do governo é que a quantidade chegue a 6 mil em ainda menos tempo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.