Topo

Covid-19: Prefeitura de Macapá inicia vacinação de pessoas com comorbidades

Pessoas com comorbidades devem se vacinar hoje e amanha em Macapá - Márcia Leal/Prefeitura Municipal de Cachoeiro do Itapemirim
Pessoas com comorbidades devem se vacinar hoje e amanha em Macapá Imagem: Márcia Leal/Prefeitura Municipal de Cachoeiro do Itapemirim

Colaboração para o UOL

12/04/2021 10h31

A Prefeitura de Macapá inicial hoje a vacinação contra covid-19 de pessoas com comorbidades. Pessoas transplantadas de órgãos sólidos, pacientes oncológicos, anemia falciforme, portadoras de doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares formam o grupo prioritário.

O cronograma da Prefeitura de Macapá prevê a vacinação para esse grupo hoje e amanhã, das 9h às 17h. A imunização será realizada na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e em quatro pontos no sistema drive-thru, na Praça do Estádio Zerão, Praça Floriano Peixoto, Policlínica e na Rodovia do Curiaú.

"Avançaremos na imunização das pessoas com comorbidades de acordo com a disponibilidade de doses e orientações recebidas do Ministério da Saúde, independente da faixa etária. Mas, é importante ressaltar que a vacinação contra a Covid-19 é ofertada somente para pessoas acima de 18 anos", explicou a subsecretária municipal de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço.

Cadastro necessário

Os cidadãos que irão receber a vacinação nesse grupo prioritário precisam comprovar a existência da doença através de pré-cadastro realizado no site da Prefeitura de Macapá.

No momento de receber o imunizante, será necessário apresentar cópias do cartão do SUS ou CPF, comprovante de residência, atestado, laudo médico ou ainda ficha de acompanhamento de doença crônica, além de uma autodeclaração de comorbidade assinada.

Confira abaixo o cronograma vacinal para pessoas com comorbidades:

Segunda-feira (12/04)

• Transplantados de órgãos sólidos (coração, rim, fígado, pulmão);
• Doentes Hematológicos (incluindo a anemia falciforme);
• Oncológicos em quimioterapia, radioterapia e clínicos.

Terça-feira (13/04) - vacinação para os grupos:

• Pessoas com doenças respiratórias crônicas (DPOC, asmáticos sem controle, bronquiectasias, enfisemáticos);
• Cardiopatias severas (Revascularizados, em uso de marcapasso).