Governo do Mato Grosso decreta situação de emergência para frear covid
O governador Mauro Mendes (DEM) decretou situação de emergência em Mato Grosso para tentar frear o avanço da covid. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado em 14 de abril.
Durante a pandemia, o governo federal editou medida para que estados e municípios possam declarar situação de emergência ou estado de calamidade pública quando for preciso determinar medidas imediatas ou excepcionais para minimizar os efeitos do novo coronavírus.
A determinação do governador do Mato Grosso ainda precisa ser validada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, como prevê o decreto federal.
O Mato Grosso deve permanecer em situação de emergência por 30 dias, a partir da publicação do decreto. A medida também pode ser estendida por 180 dias. Neste período, quando há iminência de danos à saúde e aos serviços públicos, é facilitada a obtenção de recursos federais.
Desde o início da pandemia, o Mato Grosso registrou 338.597 novos casos de covid-19. Dos infectados, 315.625 pessoas se recuperaram e outras 8.937 perderam a vida, segundo dados do governo estadual.
Só nos últimos 90 dias, foram 118 mil diagnósticos positivos. Seguem internadas 1.972 pessoas por covid, 808 delas em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.