Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo do Mato Grosso decreta situação de emergência para frear covid

Mato Grosso entra em situação de emergência devido ao novo coronavírus - Mayke Toscano/Secom-MT
Mato Grosso entra em situação de emergência devido ao novo coronavírus Imagem: Mayke Toscano/Secom-MT

Do UOL, em São Paulo

15/04/2021 16h20Atualizada em 15/04/2021 16h20

O governador Mauro Mendes (DEM) decretou situação de emergência em Mato Grosso para tentar frear o avanço da covid. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado em 14 de abril.

Durante a pandemia, o governo federal editou medida para que estados e municípios possam declarar situação de emergência ou estado de calamidade pública quando for preciso determinar medidas imediatas ou excepcionais para minimizar os efeitos do novo coronavírus.

A determinação do governador do Mato Grosso ainda precisa ser validada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, como prevê o decreto federal.

O Mato Grosso deve permanecer em situação de emergência por 30 dias, a partir da publicação do decreto. A medida também pode ser estendida por 180 dias. Neste período, quando há iminência de danos à saúde e aos serviços públicos, é facilitada a obtenção de recursos federais.

Desde o início da pandemia, o Mato Grosso registrou 338.597 novos casos de covid-19. Dos infectados, 315.625 pessoas se recuperaram e outras 8.937 perderam a vida, segundo dados do governo estadual.

Só nos últimos 90 dias, foram 118 mil diagnósticos positivos. Seguem internadas 1.972 pessoas por covid, 808 delas em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).