Topo

Esse conteúdo é antigo

Insumos para novas doses da CoronaVac devem chegar na segunda-feira

Dimas Covas disse que atraso na entrega de insumos para novas doses da CoronaVac não vai interromper a produção - Divulgação
Dimas Covas disse que atraso na entrega de insumos para novas doses da CoronaVac não vai interromper a produção Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

15/04/2021 08h33

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse hoje que o atraso na entrega de insumos farmacêuticos para produção de novas doses da CoronaVac não vai interromper a fabricação do imunizante. Em entrevista à GloboNews, Covas informou que a matéria-prima que está em atraso deve chegar na segunda-feira (19), pela manhã.

"Ainda temos uma grande quantidade de vacinas em produção e vamos entregar segunda-feira, dia 19. Aguardamos matéria-prima para continuar a fabricação, que vai chegar também na segunda, pela manhã. Esse início de mês esses insumos atrasaram, mas com a chegada na semana que vem, acredito que as produções vão se regularizar", afirmou.

O diretor também falou sobre a meta de produção de vacinas. A expectativa era entregar 46 milhões ainda em abril, mas, de acordo com Covas, não será viável com o atraso dos insumos.

"Em maio, até o dia 10, nós entregaremos as 46 milhões, e já iniciamos a entrega dos 54 milhões adicionais. Até o momento já produzimos mais de 40 milhões de doses, na segunda-feira completamos 42 milhões com as que vamos entregar. Esperamos cumprir até agosto 100 milhões de doses", disse.

Covas reforçou a importância da segunda dose no plano de imunização em massa. Segundo o diretor, para que a vacina tenha eficácia, é necessário tomar as duas doses.

"Quando a pessoa toma a primeira dose, já sai com a data marcada para tomar a segunda. Quando ela não retorna, ela pode perder a proteção e a primeira dose ficar inválida. É necessário que as pessoas retornem para tomar a segunda dose. Só assim o plano de imunização em massa vai funcionar", declarou.