SP entrega 700 mil doses da CoronaVac e recebe insumo para mais 5 milhões
O estado de São Paulo enviou hoje mais um lote de 700 mil doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde. Ao todo, 41,4 milhões de doses foram repassadas ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).
Este é o último lote a ser remetido neste mês pelo Instituto Butantan. Mais cedo, o voo com um novo lote de 3 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) chegou ao Aeroporto de Guarulhos (SP) vindo da China e deverá garantir a próxima remessa em maio.
Segundo o Butantan, a quantidade é suficiente para produzir mais 5 milhões de doses da CoronaVac. Essas doses deverão fechar com atraso o primeiro ciclo de envio de 46 milhões de doses ao PNI previsto para abril.
"Com essas 5 milhões de doses, que começam a ser processadas imediatamente, chegamos a 46,4 milhões de doses", afirmou o governador João Doria (PSDB), em coletiva no Butantan.
Segundo Doria, as 400 mil doses a mais já deverão integrar o novo contrato do Butantan com a Saúde, que prevê a entrega de mais 54 milhões de doses até 30 de setembro.
Este é o terceiro carregamento da matéria-prima fornecida pela farmacêutica chinesa Sinovac para a produção do imunizante e estava previsto para chegar há cerca de duas semanas. Incialmente, também estava prevista a chegada de 6 mil litros, mas, segundo o instituto, foi dividida por uma questão burocrática e a segunda metade ainda "aguarda autorização de liberação".
"Isso foi por decisão do próprio sistema de exportação da China. Estamos trabalhando para vencer essa burocracia, mas existe uma demanda muito grande de vacinas", afirmou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.
O ciclo de produção é de cerca de 20 dias, mas Covas prometeu a retomada das entregas para o dia 3 de maio.
Com a nova remessa ao PNI, o Butantan chega a 41,4 milhões de doses das 46 milhões de doses previstas até 30 de abril. O instituto já havia informado, com o atraso, que a entrega completa deverá atrasar para a primeira quinzena de maio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.