MG: quatro regiões avançam para a Onda Amarela
As regiões Norte, Triângulo do Norte, Vale do Aço e Jequitinhonha, de Minas Gerais, vão poder avançar para a Onda Amarela, do programa Minas Consciente, no próximo sábado (1º). A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 após avaliar a situação da pandemia no estado.
A fase amarela flexibiliza as regras de distanciamento e abertura do comércio e de outras atividades. De acordo com os dados divulgados pelo governo de Minas, nos últimos 14 dias foi registrada uma redução de 38% na incidência da covid-19. Na última semana, a queda foi de 13%.
A melhora aparece após 45 dias de fases mais restritivas - Vermelha e Roxa. Também podem retornar à fase amarela as microrregiões de Curvelo, Patos de Minas, João Pinheiro, Carangola, Muriaé, Ubá, Cássia/Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso.
O governador Romeu Zema lembrou que, apesar da melhora, ainda é necessário manter os cuidados sanitários para evitar um novo aumento na propagação do vírus em MG. "As medidas restritivas da onda roxa foram penosas para todos, mas o nosso esforço, agora, aparece na queda considerável na incidência e no número de internações. Isso se refletirá, nas próximas semanas, em queda no número de óbitos, que é o principal objetivo", disse.
Além disso, os resultados apresentados pela macrorregião Nordeste permitiram o avanço para a fase Vermelha. Com isso, todo o estado sai da Onda Roxa.
Cenário da pandemia no estado
Minas Gerais já registrou 1.351.739 casos de pessoas infectadas, além de 33.401 óbitos causados pela covid-19. De acordo com dados da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), somente nas últimas 24 horas, foram 8.847 novos casos e 416 mortes.
Apesar das melhoras apontadas, a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para adultos do SUS (Sistema Único de Saúde) está em 85,24%.
Até hoje, segundo o governo estadual, 3.238.837 pessoas receberam a primeira dose de vacina contra a covid-19, o que representa pouco mais de 15% da população. Já a segunda dose, que conclui o esquema vacinal e garante a proteção, foi aplicada em 1.492.290 cidadãos, ou aproximadamente 7% da população.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.