Anvisa autoriza Fiocruz a produzir o insumo da vacina AstraZeneca
A vacina da AstraZenec/Oxford será a primeira totalmente produzida no Brasil. Hoje, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a produção do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em Bio-Manguinhos. Atualmente, o insumo é importado da China.
Com isso, a fundação poderá iniciar a produção de lotes pilotos, em escala comercial, com o insumo produzido no Brasil. Após a realização de testes, a Fiocruz deve solicitar a inclusão do IFA no registro, ou fazer um pedido para uso emergencial. Todas as doses serão destinadas ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo o comunicado da Anvisa, a autorização acontece após a realização de inspeção em Bio-Manguinhos, que verificou as Boas Práticas de Fabricação da linha de produção. Com isso, ficou concluído que a fábrica cumpre os requisitos necessários.
As primeiras doses da vacina distribuídas no Brasil foram importadas prontas da Índia. No mês passado, a Fiocruz passou a entregar os primeiro lotes da vacina com envasamento na fundação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.