Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio antecipa vacinação de grupos prioritários a partir de 52 anos

Cidade do Rio de Janeiro iniciará vacinação de pessoas a partir de 52 anos na próxima semana - Thiago Ribeiro/Estadão Conteúdo
Cidade do Rio de Janeiro iniciará vacinação de pessoas a partir de 52 anos na próxima semana Imagem: Thiago Ribeiro/Estadão Conteúdo

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

01/05/2021 17h24Atualizada em 02/05/2021 07h43

A cidade do Rio de Janeiro vai antecipar a vacinação para grupos prioritários a partir de 52 anos para a próxima semana. O anúncio foi feito hoje pela prefeitura após a chegada de um novo lote da vacina da AstraZeneca, distribuída pela Fiocruz.

A capital fluminense combina grupo prioritário e idade, com regras específicas para cada setor. Quem estiver entre os listados, deve ir ao dia correspondente a idade. Mulheres são vacinadas pela manhã (8h às 13h) e homens, à tarde (13h às 17h).

Na cidade, são considerados grupos prioritários: pessoas com comorbidades e com doença permanente, trabalhadores essenciais e da saúde e da educação e forças de segurança.

Veja o calendário:

  • 03/05 (segunda) - 56 anos
  • 04/05 (terça) - 55 anos
  • 05/05 (quarta) - 54 anos
  • 06/05 (quintaa) - 53 anos
  • 07/05 (sexta) - 52 anos
  • 04/05 (terça) - 55 anos
  • 08/05 (sábado) - Pessoas com 52 anos ou mais

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há recomendações específicas para cada grupo, respeitando sempre a faixa etária e o horário de gênero.

Profissionais da educação

Trabalhadores dos ensinos básico e superior das redes pública e privada. É preciso apresentar documento oficial com foto e o último pagamento ou declaração da instituição educacional em que trabalha.

Pessoas com comorbidades

Pessoas com comorbidades listadas no PNI (Programa Nacional de Imunização). É preciso apresentar laudo médico ou documento que comprove a comorbidade e condições incluídas na lista.

Pessoas com deficiência

São listadas as seguintes deficiências permanentes: física; auditiva; intelectual; psicossocial (mental); visual; múltipla (associação de duas ou mais deficiências); transtorno do espectro autista.

Trabalhadores de serviços essenciais

Compreende os serviços de limpeza urbana, guardas municipais, motoristas e cobradores de ônibus, condutores do transporte escolar e trabalhadores da saúde, que não são da área assistencial, mas atuam em hospitais, clínicas e outras unidades e que ainda não foram vacinados. Os profissionais devem estar na ativa e apresentar os três últimos pagamentos ou declaração assinada do estabelecimento

Forças de segurança

Policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários, vacinados em seus locais de trabalho.

O adiantamento se deu por causa da chegada do novo lote da vacina da AstraZeneca/Oxford, distribuída nesta semana pela Fiocruz. "Recebemos mais doses do que o previsto", explicou o prefeito Eduardo Paes (DEM) em seu Twitter.