RJ: Segunda dose da CoronaVac se esgota pela 2ª vez em menos de uma semana
Em menos de uma semana, ao menos cinco municípios do Rio de Janeiro tiveram que interromper, pela segunda vez, a vacinação com a segunda dose da CoronaVac. As cidades de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Nilópolis, na Baixada Fluminense; São Gonçalo, na região metropolitana, e Volta Redonda, no Sul Fluminense, comunicaram que a vacinação foi suspensa por falta de imunizantes produzidos pelo Instituo Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Na semana passada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que pelo menos dez municípios comunicaram, de forma extraoficial, a falta de vacinas. No final de semana, uma nova remessa foi enviada aos municípios. No entanto, de acordo com as prefeituras, o número de doses foi insuficiente e não durou nem uma semana.
Em São Gonçalo, a prefeitura informou que as doses de CoronaVac chegaram no domingo (2) e terminaram antes do fim do expediente de segunda-feira (3). A vacinação na cidade acontece apenas com a primeira e segunda dose da AstraZeneca.
No domingo (2), Volta Redonda recebeu 850 doses da vacina CoronaVac. Segundo a prefeitura, as doses acabaram na manhã de hoje.
"Tão logo o município receba novas doses dessa vacina, será divulgada a nova data de vacinação nos canais oficiais da prefeitura. É importante frisar que todo o estoque da CoronaVac foi utilizado para atender às segundas doses que já tinham alcançado os 28 dias, assim será feito com as demais doses que chegarem ao município", informou a prefeitura através de nota.
Mangaratiba diz ter recebido 140 doses
Há cidades no estado que ainda disponibilizam segunda dose da CoronaVac, mas precisaram restringir a aplicação. É o caso de Mangaratiba, cidade da Costa Verde que chegou a interromper a aplicação de vacinas CoronaVac na semana passada. Hoje, a prefeitura informou que as segundas doses disponíveis serão destinadas aos profissionais de saúde e idosos acamados.
"A restrição acontece porque o município recebeu apenas 140 doses da vacina no último domingo e este quantitativo é insuficiente para atender toda a demanda de mais de 700 pessoas, todas dos grupos prioritários, que aguardam a segunda dose. Para poder ampliar a vacinação para estas pessoas, o município segue aguardando que novos lotes de vacina CoronaVac sejam fornecidos pelo Governo do Estado ao município", informou o governo municipal.
A situação é parecida em Mesquita, na Baixada Fluminense. Devido à escassez do imunizante, apenas idosos com mais de 70 anos que tomaram a CoronaVac há 28 dias serão contemplados com a segunda dose na cidade.
"A quantidade [de doses CoronaVac] foi bem menor que o esperado e já na segunda-feira, as doses acabaram no drive-thru e na Clínica da Família São José. Com isso, só há ainda doses na Clínica da Família Jacutinga. Porém, com a quantidade limitada de vacinas CoronaVac, a segunda dose está sendo aplicada apenas nos idosos a partir de 70 anos que já estão no prazo para receber". A vacinação na cidade segue com a vacina AstraZeneca.
Capital segue vacinando
A Prefeitura do Rio informou hoje que dará continuidade ao calendário de aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac nesta semana. A vacinação ocorrerá apenas no período da manhã. Entre hoje e sexta-feira (07), serão vacinados com a D2 os idosos com 67 anos ou mais.
No calendário divulgado no domingo (2), a prefeitura previa a aplicação de vacinas até terça-feira (4). No entanto, a Secretaria de Saúde informou que "foi feito um remanejamento dos frascos remanescentes da CoronaVac entre as unidades da rede". Com isso, foi possível estender a vacinação até sexta-feira.
"O planejamento para segunda dose da CoronaVac a partir de sábado (8) segue o mesmo calendário que já havia sido anunciado e está condicionado ao cumprimento do cronograma de entregas da vacina apresentado pelo Ministério da Saúde" informou a Secretaria Municipal de Saúde.
A cidade de Niterói, na região metropolitana, também retomou a aplicação da segunda dose de CoronaVac ontem. De acordo com calendário divulgado, entre hoje e amanhã poderão completar a imunização os idosos com mais de 67 anos que tomaram a primeira dose em uma unidade de saúde da cidade.
Na sexta-feira (07) e sábado (08) serão imunizados idosos com mais de 66 anos. "Vale ressaltar que o cumprimento do calendário depende do envio de mais doses da vacina por parte do Ministério da Saúde, já que o estoque do município segue reduzido", informou a prefeitura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.