Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Paes pretende vacinar todos os cariocas acima de 18 anos até outubro

Em uma rede social, o prefeito também afirmou que deseja finalizar a vacinação de pessoas com comorbidades nas próximas duas semanas - Reprodução/Youtube
Em uma rede social, o prefeito também afirmou que deseja finalizar a vacinação de pessoas com comorbidades nas próximas duas semanas Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL

12/05/2021 20h36

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou hoje que pretende vacinar todos os cariocas acima de 18 anos até outubro. De acordo Paes, como o município tem recebido os imunizantes de forma regular e em maior quantidade, especialmente as doses da AstraZeneca, há previsibilidade na divulgação do calendário.

No twitter, o prefeito também afirmou que deseja finalizar a vacinação de pessoas com comorbidades nas próximas duas semanas.

"Pretendemos ao longo das próximas duas semanas terminar a vacinação de todas as pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente. Depois disso voltaremos a vacinação por idade. Não havendo mais qualquer atraso na entrega das vacinas pretendemos até outubro ter aplicado a primeira dose em todos os cariocas acima de 18 anos de idade. Vamos continuar trabalhando duro e perseguindo esse calendário" disse.

Até o momento, pouco mais de 1,7 milhão de cariocas recebeu a primeira dose da proteção. Isso representa 25% da população.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu antecipar o calendário de primeira dose. Amanhã, homens de 48 e 47 anos dos grupos prioritários serão vacinados pela manhã. Já no período da tarde é a vez das mulheres de 47 e 46 anos, também dos grupos prioritários. Na sexta-feira (14), homens de 46 anos e, no sábado, mulheres de 45 anos.

Como o município ainda não recebeu do Ministério da Saúde um novo lote de CoronaVac, a segunda dose programada para idosos de 64 e 65 anos, que estava prevista para amanhã, passa para sexta-feira (14). A expectativa é que a capital receba cerca de 90 mil doses.

Os grupos prioritários atendidos nesta etapa da vacinação são pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde e guardas municipais envolvidos diretamente nas ações de combate à covid-19, ações de vigilância das medidas de distanciamento social em contato direto e constante com o público. Pessoas com síndrome de down e doença renal crônica em diálise a partir dos 18 anos podem se vacinar em qualquer dia, independentemente da faixa etária.

Gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos também podem se vacinar em qualquer dia, mas precisam apresentar laudo médico detalhado justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível em coronavirus.rio/vacina.

Por orientação do Ministério da Saúde, gestantes e puérperas com comorbidades receberão apenas as vacinas Pfizer e CoronaVac, de acordo com a disponibilidade.