Topo

Esse conteúdo é antigo

RJ: Vacinação tem cidades sem 2ª dose, filas e confusão em drive-thru

Fila da vacinação em Seropédica, RJ - Silvânia Santos/Arquivo Pessoal
Fila da vacinação em Seropédica, RJ Imagem: Silvânia Santos/Arquivo Pessoal

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

12/05/2021 11h20

Diversas cidades do estado do Rio de Janeiro voltaram a suspender a distribuição da segunda dose de CoronaVac devido à falta de imunizantes. É o caso de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis e Mesquita, na Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana.

Na capital, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) disse que o Rio só tem estoque de segunda dose para vacinação de idosos com 66 anos, que acontece hoje. Sem os imunizantes, pessoas com 65 e 64 anos que deveriam tomar a vacina amanhã terão a aplicação adiada.

As doses de CoronaVac hoje disponíveis são suficientes apenas para concluir a segunda dose (D2) das pessoas com 66 anos ou mais. A SMS aguarda a chegada de nova remessa de doses para poder dar sequência, amanhã, à D2 de pessoas com 65 e 64 anos.
Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Em Seropédica, na região metropolitana, enormes filas se formaram nos únicos dois pontos de vacinação da cidade que aplicariam a segunda dose de CoronaVac. A aglomeração ocorreu após a prefeitura informar que apenas cem senhas seriam distribuídas em cada unidade. A distribuição dos números começou às 8h para idosos com 60 anos ou mais. Um morador da cidade flagrou a fila dando volta no quarteirão do posto de saúde do Centro.

"Acredito que tenha 150, 200 pessoas ou mais [na fila]", lamentou.

O UOL apurou junto à Prefeitura de Seropédica que o município possuía, até a manhã de hoje, apenas 240 doses de CoronaVac e que o número de imunizantes entregues pelo Governo do Estado foi menor do que o esperado.

Em Mangaratiba, cidade da região da Costa Verde do Rio, ainda há doses da CoronaVac, mas devido ao número reduzido da vacina, a prefeitura estabeleceu que a aplicação ocorrerá apenas para os moradores que tomaram a primeira dose entre nos dias 30 e 31 de março.

"Todos deverão aguardar o contato do agente de saúde que avisará data, hora e local para que a vacina de reforço seja aplicada", informou.

A cidade recebeu na segunda-feira (10) apenas 240 doses da CoronaVac - quantidade insuficiente para atender a demanda.

Mais um dia de aglomeração em Duque de Caxias

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, teve mais um dia de tumulto, aglomeração e confusão nos pontos de vacinação da cidade. O município ainda disponibiliza a segunda dose de CoronaVac para idosos que tomaram a vacina até o dia 27 de março. As vacinas estão sendo aplicadas no Centro Municipal de Saúde na rua General Gurjão, na região central, ou pelo sistema drive-thru, onde houve estacionamento em fila dupla e discussão com agentes públicos.

Uma moradora da cidade, Silvânia Santos, contou ao UOL que precisou chegar de madrugada na fila para garantir a dose para a mãe, que tem 68 anos, e problema de mobilidade. Ela reclamou de falhas na comunicação da prefeitura.

Minha mãe tomou a vacina na Praça da Figueira e, como o prefeito não se manifestou em um prazo, tive que deslocá-la para o Centro de Duque de Caxias, com toda nossa dificuldade, pois ela tem problemas nas pernas. Chegamos por volta das 3h45 da manhã. A entrega das senhas começou por volta de 7h. A fila virava o quarteirão.
Silvânia Santos

Ela compartilhou fotos na internet da fila que se formou nesta madrugada no local.

Fila da vacina - Silvânia Santos/Arquivo pessoal - Silvânia Santos/Arquivo pessoal
Fila da vacina em Seropédica, RJ
Imagem: Silvânia Santos/Arquivo pessoal

Veja o que dizem as prefeituras

Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, a secretaria de saúde informou que a interrupção ocorreu na manhã de hoje devido ao não recebimento de novas remessas do imunizante por parte do Ministério da Saúde. "O calendário será atualizado conforme a chegada de novas doses", informou a prefeitura através de nota.

O mesmo ocorre em Nova Iguaçu, também na Baixada. A prefeitura disse que o problema é momentâneo e que a vacinação "será retomada quando o abastecimento do imunizante for normalizado pelo Governo Federal". A prefeitura destacou que a primeira e segunda dose da AstraZeneca seguem disponíveis em todo o município.

Mesquita informou que a segunda dose de CoronaVac terminou na segunda-feira (10). "O município recebeu uma remessa no sábado (8), mas com a procura grande já no primeiro dia, o estoque da cidade foi zerado. A orientação é que as pessoas que receberam a primeira dose e já estão no prazo de tomar a segunda aguardem a chegada de novas remessas."

Em Niterói, cidade da região metropolitana do Rio, a secretaria de Saúde informou que a vacinação também será suspensa a partir de hoje.

Os estoques do imunizante contra a covid-19 estão zerados. O município aguarda nova remessa da vacina pelo Ministério da Saúde, responsável pelo fornecimento das doses.
Secretaria de Saúde de Niterói

A primeira e segunda dose da AstraZeneca também estão disponíveis para pessoas com comorbidades e deficiência permanente a partir de 40 anos (dias 12 e 13) e a partir de 35 anos (dias 14 e 15). Pessoas com síndrome de Down e doença renal crônica podem ir em qualquer dia, desde que tenham mais de 18 anos.

Em São Gonçalo, a prefeitura informou aos moradores pelas redes sociais que aguarda receber novas remessas da CoronaVac para retomar a aplicação da segunda dose.