Governadores pedem 10 milhões de doses de vacina contra covid-19 a Biden
O Fórum Nacional de Governadores enviou solicitação de ajuda humanitária de 10 milhões de doses da vacina contra a covid-19 ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O documento é assinado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que coordena o grupo. As doses solicitadas seriam como forma de antecipação de contratos já firmados com a Pfizer, AstraZeneca e Janssen.
"Essa trágica situação faz com que o Brasil figure, junto com a Índia, na classificação de alto risco, caracterizando-o como potencial deflagrador de uma grave crise social e econômica sem precedentes, com consequências negativas para além das suas fronteiras. Ademais, é necessário considerar que, lamentavelmente, 80% da população brasileira ainda não foi vacinada, o que potencializa sobremaneira os riscos de disseminação da doença", diz trecho do documento.
Dias disse ainda que os governadores acreditam nos laços históricos de fraternidade que unem os dois países e que eles aguardam acolhimento do pleito.
"A nossa meta é salvar vidas, e hoje sabemos que a vacinação é o passo mais importante nessa luta contra o vírus e vamos buscar vacinas, em todos os locais disponíveis. É uma questão humanitária", afirmou o governador.
As dez milhões de doses solicitadas pelo Fórum Nacional de Governadores seriam, portanto, apenas parte das 80 milhões que os Estados Unidos anunciaram que vão enviar a outros países: serão 20 milhões de doses das vacinas da Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson, já aprovadas pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC). As outras 60 milhões de doses serão da AstraZeneca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.