Topo

Esse conteúdo é antigo

Governadores pedem 10 milhões de doses de vacina contra covid-19 a Biden

Governador do Piauí, Wellington Dias - Geraldo Magela/Agência Senado
Governador do Piauí, Wellington Dias Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

25/05/2021 20h04

O Fórum Nacional de Governadores enviou solicitação de ajuda humanitária de 10 milhões de doses da vacina contra a covid-19 ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O documento é assinado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que coordena o grupo. As doses solicitadas seriam como forma de antecipação de contratos já firmados com a Pfizer, AstraZeneca e Janssen.

"Essa trágica situação faz com que o Brasil figure, junto com a Índia, na classificação de alto risco, caracterizando-o como potencial deflagrador de uma grave crise social e econômica sem precedentes, com consequências negativas para além das suas fronteiras. Ademais, é necessário considerar que, lamentavelmente, 80% da população brasileira ainda não foi vacinada, o que potencializa sobremaneira os riscos de disseminação da doença", diz trecho do documento.

Dias disse ainda que os governadores acreditam nos laços históricos de fraternidade que unem os dois países e que eles aguardam acolhimento do pleito.

"A nossa meta é salvar vidas, e hoje sabemos que a vacinação é o passo mais importante nessa luta contra o vírus e vamos buscar vacinas, em todos os locais disponíveis. É uma questão humanitária", afirmou o governador.

As dez milhões de doses solicitadas pelo Fórum Nacional de Governadores seriam, portanto, apenas parte das 80 milhões que os Estados Unidos anunciaram que vão enviar a outros países: serão 20 milhões de doses das vacinas da Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson, já aprovadas pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC). As outras 60 milhões de doses serão da AstraZeneca.