Topo

Esse conteúdo é antigo

Dino descarta transmissão local de variante indiana no Maranhão

Governador do Maranhão, Flávio Dino diz que equipe que atendeu paciente com a nova cepa não foi infectada - Karlos Geromy/Governo do Maranhão
Governador do Maranhão, Flávio Dino diz que equipe que atendeu paciente com a nova cepa não foi infectada Imagem: Karlos Geromy/Governo do Maranhão

Colaboração para o UOL

27/05/2021 20h24

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), publicou em seu Twitter que a cepa indiana (B.1.617.2) não foi identificada na equipe que atende o tripulante diagnosticado com a doença, do navio Shandong da Zhi, que veio da África do Sul.

Segundo Dino, o hospital privado onde o homem foi internado não detectou qualquer pessoa com a nova variante. O navio foi fretado pela Vale para entregar minério de ferro em São Luís.

O paciente indiano, de 54 anos, foi internado em uma unidade de saúde em São Luís, no último dia 15, depois de apresentar um caso grave de covid-19. No dia 17 outros dois homens também apresentaram sintomas, foram atendidos e liberados para voltar à embarcação.

No último dia 20, o governo do estado confirmou que seis dos 24 tripulantes da embarcação testaram positivo para o vírus. A informação foi divulgada durante uma coletiva concedida pelo secretário de saúde Carlos Lula, que também é presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

De acordo com o secretário, cerca de cem pessoas tiveram contato com os embarcados e todas seriam testadas, acompanhadas e, se necessário, isoladas. O navio segue ancorado a 370 km da capital. Também por meio do Twitter, Flávio Dino informou que, o navio não atracou no porto e que hóspedes de um hotel onde indianos estão hospedados tiveram exame negativo para covid-19.

Diagnosticado com cepa indiana no Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro é o outro local do Brasil que tem um caso confirmado da variante indiana. As autoridades sanitárias informaram que estão monitorando todos os moradores que tiveram contato com o paciente infectado. A Secretaria Estadual de Saúde recomenda que essas pessoas façam isolamento e entrem em contato caso sintam qualquer sintoma de covid-19.

Daniel Soranz, secretario municipal de saúde do Rio informou que 29 pessoas que tiveram contato com o homem e estão na cidade do Rio foram testadas para covid-19. Segundo ele, todas estão sendo rastreadas pela vigilância epidemiológica.

"Até o momento, a gente não tem notificação de nenhuma pessoa positiva a partir deste contato. Mas a gente segue acompanhando e retestando esses contactantes para garantir que não vai haver a disseminação desse vírus na cidade", disse Soranz.

O caso foi identificado pelo Instituto Adolfo Lutz, nesta quarta-feira. O homem viajou para a Índia e desembarcou no aeroporto de Guarulhos no dia 22 de maio e depois seguiu para o Rio.