Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil atinge 45,1 milhões de vacinados contra covid, 21,32% da população

Brasil ultrapassou a marca de 45 milhões de vacinados com pelo menos uma dose de imunizante contra a covid-19 - JURANIR BADARó/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Brasil ultrapassou a marca de 45 milhões de vacinados com pelo menos uma dose de imunizante contra a covid-19 Imagem: JURANIR BADARó/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/05/2021 20h05Atualizada em 31/05/2021 17h04

O Brasil alcançou a marca de 45,1 milhões de vacinados contra a covid-19 neste sábado (29). Até o momento, 45.141.433 brasileiros receberam ao menos uma dose de imunizante contra a doença, o equivalente a 21,32% da população nacional.

Os dados foram levantados pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, 313.663 pessoas receberam a primeira dose de vacina. No mesmo período, a dose de reforço foi aplicada em outras 77.794. Os dados não incluem os números de Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina, já que os estados não atualizaram os números de vacinação.

No total, 22.032.735 brasileiros receberam as duas doses de imunizante, seguindo a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número representa 10,4% da população do país.

O Mato Grosso do Sul permanece à frente entre os estados que, proporcionalmente, mais vacinaram seus habitantes com a primeira dose: 28,57% da população local.

Em termos percentuais, o Rio Grande do Sul continua como o estado que mais aplicou a segunda dose: 13,05% de seus habitantes.

Evolução da aplicação de primeiras doses de vacina contra a covid-19 no País - Arte/UOL - Arte/UOL
Evolução da aplicação de primeiras doses de vacina contra a covid-19 no País
Imagem: Arte/UOL
Evolução da aplicação de segundas doses de vacina contra a covid-19 no País - Arte/UOL - Arte/UOL
Evolução da aplicação de segundas doses de vacina contra a covid-19 no País
Imagem: Arte/UOL

SP faz dia D para 2ª dose da vacina no próximo sábado

No próximo sábado, 5 de junho, o estado de São Paulo terá um Dia D para a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em pessoas que estão atrasadas com a vacinação. O objetivo do governo paulista é vacinar mais de 500 mil pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal.

Nesse dia, mais de 5 mil pontos de vacinação vão ficar abertos das 7h às 18h para aplicação exclusiva da segunda dose da vacina.

Serão vacinadas as pessoas que estão com mais de 28 dias de atraso com as doses da vacina CoronaVac, fabricada pela Sinovac e o Instituto Butantan, ou 12 semanas de atraso do imunizante Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. Ambos os imunizantes são aplicados em duas doses. A vacinação só estará completa quando tomar as duas doses, ficando então protegida.

"É fundamental que as pessoas busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose. Será uma grande mobilização, com todos os municípios, para buscar as pessoas que ultrapassaram o prazo de tomar a segunda dose da vacina. A pessoa só estará totalmente protegida após as duas doses dos imunizantes", disse Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI).

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!