Topo

SP vacina contra covid jovens de 16 e 17 anos com comorbidades nesta quarta

Jovem é vacinada no Instituto Butantan, em São Paulo - PAULO GUERETA/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Jovem é vacinada no Instituto Butantan, em São Paulo Imagem: PAULO GUERETA/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

17/08/2021 15h02Atualizada em 17/08/2021 16h12

O estado de de São Paulo inicia oficialmente a vacinação de jovens abaixo de 18 anos a partir desta quarta-feira (18). Entre 18 e 25 de agosto, o governo paulista prevê a vacinação de adolescentes de 17 e 16 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas.

Apesar de o calendário ser estadual, algumas cidades conseguiram adiantar a vacinação de menores com comorbidades desde ontem (16) por terem finalizado o público de 18 anos para cima no final de semana. Para a vacinação, o adolescente precisa estar acompanhado do responsável ou de um adulto com autorização assinada do responsável.

A única vacina aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em adolescentes é a da Pfizer/BioNTech até o momento. O Insituto Butantan já fez o pedido para liberação da CoronaVac e a expectativa é que tenha a autorização nos próximos dias.

Comorbidades e deficiência permanente

A lista de comorbidades é estabelecida pelo Ministério da Saúde e pode ser conferida no página 27 do PNO (Plano Nacional de Operalização da Vacinação). No estado, são consideradas deficiências permanentes:

  • Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
  • Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;
  • Indivíduos com baixa visão (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) ou cegueira (categorias 3, 4 e 5 do CID 10);
  • Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Também estão contempladas as gestantes e as puérperas (com crianças de até um ano de idade) nessas faixas etárias.

    O que levar

    Para se vacinar, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um laudo médico que comprove a condição. Algumas cidades, como a capital paulista, exigem também um comprovante de residência. É preciso checar com a respectiva Secretaria Municipal de Saúde as regras do seu município.

    Na capital, se não houver comprovante no nome do vacinado, são aceitos comprovantes no nome de pais, filhos, cônjuge ou companheiro, mas é necessário apresentar um documento que comprove o vínculo, como RG, certidão de nascimento ou casamento e escritura de união estável.

    O cadastro no portal Vacina Já, do governo estadual, não é obrigatório, mas agiliza o processo.

    Também é necessário o comprovante da deficiência (laudo médico indicando a deficiência; ou cartão de gratuidade no transporte público indicando deficiência; ou documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência).

    Caso não haja um documento comprobatório será possível a vacinação a partir da autodeclaração, sob pena do crime de falsidade ideológica.

    Na condição de deficiência visual, só será aceita autodeclaração em casos de deficiência permanente. Para as demais classificações de baixa visão ou visão monocular será exigido documento que comprove a condição, conforme legislação vigente.

      Veja o calendário de vacinação no estado

      • 18 a 25 de agosto: 16 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas
      • 26 a 29 de agosto: 12 a 15 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas
      • 30 de agosto a 5 de setembro: 15 a 17 anos
      • 6 de setembro a 12 de setembro: 12 a 14 anos

      Onde se vacinar na capital paulista

      Para receber a primeira dose da vacina, a população pode procurar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais), farmácias parceiras, postos volantes e drive-thrus.

      O ponto mais próximo da residência pode ser conferido no site da prefeitura. Não é preciso agendamento.

      Veja horário dos postos de aplicação:

      • Megadrive-thrus e farmácias: 8h às 17h
      • Megapostos: 8h às 17h
      • UBSs: 7h às 19h
      • AMAs/UBSs Integradas: 7h às 19h