Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio anuncia início da aplicação da dose de reforço na semana que vem

Aplicação da terceira dose da vacina contra coivd-19 ainda não tem aval do Ministério da Saúde - Sebastian Castaneda/Reuters
Aplicação da terceira dose da vacina contra coivd-19 ainda não tem aval do Ministério da Saúde Imagem: Sebastian Castaneda/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/08/2021 21h01

A secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou o início da aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19 na próxima semana, na quarta-feira (1º).

O primeiro grupo a receber a terceira dose será o de idosos que moram em instituições de longa permanência. Segundo a secretaria, o reforço será para quem tomou a segunda dose da vacina há, no mínimo, seis meses.

Apesar da dose de reforço ter sido recomendada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Ministério da Saúde ainda não autorizou oficialmente a prática, o que pode afetar o recebimento de doses para cumprir o calendário.

Pfizer ou Astrazeneca para o reforço

A operacionalização das vacinas depende das doses disponíveis. Mas foi definido pelo comitê científico que a aplicação será heteróloga, ou seja, com vacina diferente daquela recebida na primeira e na segunda dose.

Alberto Chebabo, infectologista pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e membro do comitê, confirmou que a recomendação é que a dose de reforço para aqueles que receberam CoronaVac — a vacina mais aplicada nos idosos — seja com vacina de outro laboratório.

"As evidências que temos é de fazer outra vacina como reforço em relação ao esquema da CoronaVac", disse via mensagem.

Queiroga define reforço a partir de outubro

Na semana passada, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, disse que deve definir em outubro a aplicação da dose de reforço. O ministro afirmou que a pasta tem recolhido evidências científicas próprias para entender a melhor forma de realizar a aplicação.

A pasta estaria conduzindo um estudo sobre o assunto, mas Queiroga não descarta adiantar a definição, caso surjam outras evidências até lá.