Topo

Esse conteúdo é antigo

Mais de 70% das cidades de SP não tiveram morte por covid na última semana

Movimentação intensa de passageiros na estação da Luz do Metrô e da CPTM, no centro de São Paulo - Bruno Escolastico/Photopress/Estadão Conteúdo
Movimentação intensa de passageiros na estação da Luz do Metrô e da CPTM, no centro de São Paulo Imagem: Bruno Escolastico/Photopress/Estadão Conteúdo

Lucas Borges Teixeira e Sara Baptista

Do UOL, em São Paulo

06/10/2021 13h27

Mais de 70% das cidades do estado de São Paulo não registraram morte por covid-19 na última semana. Segundo o governo paulista, foram 467 municípios sem nenhum óbito pela doença.

Em duas semanas, foram 401 municípios sem mortes por covid e, se aumentar para 1 mês (quatro semanas), 276 cidades. Para a Secretaria Estadual de Saúde, a melhora nos índices é resultado direto da vacinação no estado, que ultrapassou 60% da população completamente vacinada, além de medidas protetivas, como o uso de máscara.

"Olhar esses números e saber que vacinar é um ato de proteção à vida, temos que agradecer à população por aderir às vacinas e manter o uso de máscara. Isso fez com que as estimativas catastróficas não se mantivessem", declarou o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Hoje, o estado de São Paulo tem o nível de ocupação de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) para covid em 31,5%, o menor desde o ano passado. Na Grande São Paulo, está em 39,15%.

Ainda segundo dados da secretaria, nas últimas 24 horas foram registrados 143 óbitos pela doença no estado. No mesmo período também foram 3.765 novos casos.

"Nós tínhamos 276 que não apresentavam óbitos e agora temos 467 cidades sem referência de mortes. Nenhuma morte nessas regiões, mostrando sim o avanço da vacinação e o controle da pandemia. Nós queremos muito mais. Para isso, precisamos continuar a vacinar", completou Gorinchteyn.

O governo paulista atribui a melhora também ao avanço da vacinação no estado. Ao todo, segundo o Vacinômetro, quase 26,5 milhões de habitantes do estado já tomaram as duas doses ou dose única.

"Isso mostra a confiança que todos têm nessa política de enfrentamento da pandemia. Todos sabem que a variante delta, hoje, predomina, suplantou a variante gama, mas temos visto melhoria progressiva nos indicadores", declarou o epidemiologista Paulo Menezes, coordenador do Comitê Científico, que auxilia o governo paulista sobre as decisões da pandemia.

60% da população do estado completou esquema vacinal

O governo também anunciou que o estado de São Paulo chegou a 60% da população com o esquema vacinal completo, ou seja, que já receberam as duas doses da vacina contra a covid-19 ou a vacina de dose única.

O número é proporcionalmente superior a alguns países que começaram a vacinar antes, como os Estados Unidos, que, com um movimento forte de resistência à vacinação em alguns estados, atingiram 55,32% da população completamente imunizada.

"Isso mostra que o número de pessoas que não tomaram vacina é insignificante. São Paulo mostra para o mundo que esse movimento antivacina aqui não é significativo", declarou João Gabbardo, coordenador-executivo do Comitê Científico.