Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade de São Paulo passa a aplicar vacina CoronaVac apenas para 2ª dose

Frascos da vacina CoronaVac; vacina será aplicada apenas para segunda dose a partir de hoje - Amanda Perobelli/Reuters
Frascos da vacina CoronaVac; vacina será aplicada apenas para segunda dose a partir de hoje Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Do UOL, em São Paulo

21/10/2021 08h10Atualizada em 21/10/2021 08h37

A prefeitura de São Paulo anunciou ontem que utilizará a vacina CoronaVac apenas para aplicação da segunda dose na capital paulista a partir de hoje.

Em comunicado, a secretária municipal de Saúde disse que o lote de 50 mil doses do imunizante, recebido ontem, será destinado ao público que já iniciou a vacinação e precisa completar o ciclo.

O secretário de Saúde da capital, Edson Aparecido, disse que a prioridade da prefeitura em relação ao imunizante é garantir a vacinação de quem ainda precisa da segunda dose.

"O município vai garantir a vacina para todos aqueles que receberam esse imunizante na primeira dose. A CoronaVac é uma vacina importante, que salvou muitas vidas, principalmente dos idosos, no início da vacinação", disse.

A estimativa da secretaria é de que 46 mil pessoas ainda precisem tomar a segunda dose de CoronaVac. Como outras 12 mil doses já estavam com a prefeitura, as 16 mil doses excedentes serão aplicadas como dose de reforço.

Em entrevista à TV Globo, Edson Aparecido disse que as doses de reforço de CoronaVac serão aplicadas em guardas municipais, sepultadores e fiscais de subprefeituras. Os detalhes serão anunciados pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), nesta tarde.

Segundo o secretário, o intervalo entre a primeira e segunda dose de CoronaVac será reduzido de 21 para 15 dias para diminuir o risco de desperdício no postos de saúde.

Segundo a prefeitura, a capital aplicou 19.470.656 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 10.466.580 primeiras doses, 8.052.343 segundas doses, 327.028 doses únicas e 624.705 doses adicionais.

Drive-thru Anhembi

A prefeitura ainda disse que o drive-thru de vacinação no Anhembi será desativado hoje. Foram aplicadas 51 mil doses de vacina contra covid-19 desde fevereiro.

A prefeitura indica como alternativa o megaposto Center Norte e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Chora Menino, Carandiru e Joaquim Antonio Eirado.