SP encerra restrições contra covid nesta 2ª e libera festa e ida a estádio
Após quase 600 dias, o estado de São Paulo encerra nesta segunda-feira (1) as últimas restrições de público e eventos impostas durante a pandemia de covid-19. A decisão ocorre depois de o estado realizar a vacinação de cerca de 86% de sua população adulta e faz parte do plano de flexibilização das atividades econômicas no estado.
A partir de agora, portanto, todos os estabelecimentos do estado poderão funcionar sem limites de lotação ou horário de funcionamento e festas com pista de dança, torcidas em estádios, shows com público em pé também estão autorizados. Mas, em contrapartida, o uso de máscara facial segue obrigatório, assim como a exigência do "passaporte vacinal" em eventos com mais de 500 pessoas.
Os municípios têm autonomia para seguir a flexibilização do estado ou não. Na cidade de São Paulo, por exemplo, eventos com mais de 500 pessoas podem ser realizados desde 1º de setembro, mas com a exigência do "passaporte vacinal".
Atualmente, São Paulo é considerado o estado mais avançado na campanha de vacinação contra a covid-19.
Segundo levantamento feito pelo consórcio de imprensa, do qual o UOL faz parte, 86,9% das pessoas acima de 18 anos já estão com a vacinação completa (duas doses ou dose única). O índice é de 67,61% para a população geral.
O avanço da vacinação também tem diminuído o número de mortes, casos e internações. Neste domingo, 31, segundo o governo de São Paulo, 3.245 pessoas estavam internadas com covid-19, somando 1.591 em UTI e 1.654 em enfermaria. O balanço representa queda superior a 90% nas hospitalizações quando comparado aos números recordes do pico da segunda onda da pandemia.
Em um ano e oito meses, São Paulo registrou 4.406.077 casos de covid — destes, 4.232.414 se recuperaram — em todo o estado, com 152.002 mortes em decorrência da doença.
*Com informações do Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.