Topo

Esse conteúdo é antigo

Com segunda aplicação prevista, Saúde espera receber mais doses da Janssen

Saúde espera concluir contrato de compra de doses contra a covid-19 da Janssen em dezembro - Divulgação/GRU
Saúde espera concluir contrato de compra de doses contra a covid-19 da Janssen em dezembro Imagem: Divulgação/GRU

Do UOL, em São Paulo

17/11/2021 17h12Atualizada em 17/11/2021 19h00

O Ministério da Saúde estima que a Janssen entregue, ao longo de novembro, 7,8 milhões de doses da vacina contra a covid-19 produzida pela farmacêutica, e mais 28,3 milhões de doses em dezembro — totalizando 36,1 milhões nos dois meses.

Ontem, o Ministério da Saúde anunciou que todos os adultos vacinados com o imunizante da Janssen, originalmente de dose única, deverão receber uma segunda dose em um intervalo de oito semanas.

Cinco meses após a aplicação da segunda dose da Janssen, essas mesmas pessoas deverão receber uma terceira dose, como reforço, fechando, por ora, o ciclo vacinal.

No Brasil, a originalmente vacina de dose única da Janssen começou a ser aplicada em junho — ou seja: há adultos que estão, inevitavelmente, atrasados para receber a segunda aplicação.

Porém, de acordo com o Ministério da Saúde, não há problema nisso. Segundo a pasta, as pessoas "atrasadas" poderão se dirigir aos postos de vacinação e receber normalmente a segunda aplicação da Janssen.

O anúncio do Ministério da Saúde surpreendeu integrantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), da Janssen e até da própria pasta.

Até o momento, o laboratório não pediu aval à Anvisa para aplicar uma segunda dose do imunizante contra a covid-19. Conforme a legislação vigente, porém, o Ministério da Saúde não depende de autorização do órgão para tomar medidas desse tipo.

SP diz que não possui doses

Hoje, em entrevista coletiva como representante do governo de São Paulo, a coordenadora-geral do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, disse que o estado não possui doses da Janssen para distribuir aos municípios e, assim, concretizar a orientação da Saúde.

"A população está ansiosa por respostas, mas essas respostas têm que vir do Ministério da Saúde", afirmou Regiane, que disse aguardar uma nota técnica do governo federal com mais orientações sobre a medida anunciada ontem.

No anúncio feito ontem, o Ministério da Saúde disse que espera distribuir novas doses da Janssen contra o novo coronavírus a partir da próxima sexta-feira (19).

Na última sexta-feira (12), a Janssen entregou 1 milhão das doses previstas para o mês ao Ministério da Saúde. Restam, com isso, mais 6,8 milhões para concluir o lote acordado e agendado para novembro.

O contrato firmado pelo Ministério da Saúde com a Janssen, assinado em meados de março, prevê a entrega de 38 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até o final do ano.