Topo

Esse conteúdo é antigo

Bebês vacinados por engano contra covid deixam hospital em Sorocaba (SP)

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Do UOL, em São Paulo

11/12/2021 19h30

Os dois bebês que receberam por engano uma dose de vacina da Pfizer em um posto de saúde em Sorocaba (interior de São Paulo) tiveram alta. As crianças ficaram internadas por 10 dias.

De acordo com a prefeitura de Sorocaba, a bebê Liz, de dois meses recebeu alta médica hoje à tarde. Miguel, de quatro meses, deixou o hospital ontem (10).

A vacina contra covid-19 foi aplicada por engano numa UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade no primeiro dia do mês. As crianças sofreram forte reação e precisaram ser internadas às pressas no Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil).

A vacina da Pfizer contra covid-19 ainda não é recomendada para bebês —há um estudo, ainda em andamento, sobre a possibilidade.

Os bebês deveriam receber a vacina pentavalente —contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b— recomendada aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Complicações

Enquanto Miguel, de 4 meses, esteve sob suspeita de infecção por bactéria, Liz, de dois meses, teve três convulsões.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, as doses recebidas pelos bebês foram de 30 microgramas, três vezes maior que o recomendado para crianças de 5 a 11 anos —no Brasil, o imunizante para esta faixa etária ainda não foi aprovado.

Uma funcionária do posto, no entanto, confundiu os frascos e aplicou uma dose da vacina contra a covid-19. "A técnica de enfermagem que fez a aplicação foi afastada da sala de procedimentos injetáveis até a apuração e verificação das medidas que serão tomadas", informou a prefeitura.