Topo

Esse conteúdo é antigo

Porto Alegre confirma 7º caso da variante ômicron no Brasil

variante omicron, novo coronavirus áfrica do sul - iStock
variante omicron, novo coronavirus áfrica do sul Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

10/12/2021 21h27

A prefeitura de Porto Alegre confirmou hoje um caso de infecção pela variante ômicron do coronavírus na cidade. A pessoa, que não teve idade ou sexo informados, chegou dos Estados Unidos, onde foi vacinada com uma dose da vacina Moderna.

Esse é o sétimo caso confirmado no Brasil. Outros três foram detectados em São Paulo, dois no Distrito Federal, e mais um no Rio Grande do Sul.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde de Porto Alegre, a pessoa passou por atendimento médico e realizou teste RT-PCR em laboratório privado.

Com o resultado positivo, o exame "passou por análise genômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)". O resultado positivo para a ômicron foi notificado, em seguida, para a Vigilância Epidemiológica da pasta, que monitora o caso, tanto do paciente confirmado quanto dos contatos próximos.

Casos no Brasil

No último dia 3 de dezembro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul anunciou o primeiro caso do estado. A mulher infectada é residente de Santa Cruz do Sul, a cerca de 155 quilômetros de Porto Alegre, e que voltou de viagem da África do Sul. Ela entrou em isolamento domiciliar e está sendo acompanhada pela vigilância em saúde do município.

No Distrito Federal, os dois primeiros casos da variante ômicron também são de passageiros que vieram recentemente da África do Sul. O voo deles passou pela Etiópia e pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (SP). Os dois receberam resultado positivo para covid-19 e ficaram em isolamento.

Já em São Paulo, foram três casos confirmados. O último confirmado é de um homem de 29 anos que veio da Etiópia e desembarcou em Guarulhos (SP), no mesmo voo em que estavam os dois passageiros do Distrito Federal.

Os outros dois, que foram os primeiros confirmados no país, são um casal, formado por um homem de 41 anos e uma mulher de 37. Ambos tomaram a dose única da Janssen enquanto estavam na África do Sul e apresentaram sintomas leves da covid-19. Eles também foram orientados pela Secretaria de Saúde a ficar em isolamento.