Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Cidade de São Paulo confirma transmissão comunitária da ômicron

Capital paulista já confirmou 13 casos da nova variante do coronavírus - Reprodução
Capital paulista já confirmou 13 casos da nova variante do coronavírus Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/12/2021 20h57Atualizada em 17/12/2021 20h59

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo registrou hoje três novos casos da variante ômicron do coronavírus. Com a confirmação, o órgão afirmou que a nova mutação já circula de forma comunitária na capital paulista.

A transmissão comunitária acontece quando tanto a pessoa que transmite quanto a que fica doente não saíram do país. É diferente da transmissão local (quando alguém que veio do exterior transmite a doença para alguém que não viajou) e do caso importado (quando a pessoa se contaminou fora do país).

De acordo com a SMS, as novas confirmações foram em duas mulheres, uma de 22 e outra de 65 anos, e em um homem de 30 anos. Eles estão relacionados ao paciente de 67 anos que foi diagnosticado com a variante na semana passada. Todos têm sintomas leves.

Com eles, a cidade de São Paulo soma 13 casos confirmados da ômicron.

Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de Hong Kong indica que a nova cepa pode ser mais transmissível, mas que causa quadros mais leves da doença.

A Secretaria pediu que os paulistanos continuem com as medidas de proteção contra o coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel, cobrir a boca e nariz quando tossir ou espirrar e lavar as mãos frequentemente.