Topo

Esse conteúdo é antigo

Cruzeiros atracam em Santos e Salvador com 146 casos positivos de covid-19

Luciana Amaral*

Do UOL, em Brasília

30/12/2021 14h01Atualizada em 30/12/2021 14h43

Dois navios de cruzeiro atracaram nos portos de Santos, em São Paulo, e de Salvador, na Bahia, com 146 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, informou hoje a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O navio MSC Splendida atracou em Santos ontem (29) após a identificação de novos casos positivos de covid-19 a bordo. Ao todo, 78 pessoas estão com a doença —51 tripulantes e 27 passageiros. Além disso, foram identificadas 54 pessoas que tiveram contato com casos positivos de covid-19.

A Anvisa informou que todas as 132 pessoas puderam desembarcar seguindo regras determinadas e o plano de operacionalização elaborado pelo município de Santos e pelo estado de São Paulo, como o transporte dos viajantes em veículos específicos. O monitoramento dos que desembarcaram deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde das localidades de destino, afirmou a agência.

No momento, não há autorização para novos desembarques ou embarques. O MSC Splendida, que leva cerca de 4 mil pessoas a bordo, deve permanecer atracado em Santos até o fim da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde.

Procurada pelo UOL, a assessoria da MSC Cruzeiros disse esperar por mais informações para a divulgação de um posicionamento.

No último domingo (26), o MSC Splendida já havia aportado em Santos com pelo menos 19 casos confirmados de coronavírus, sendo 15 hóspedes e quatro tripulantes, segundo a Anvisa. De acordo com a MSC Cruzeiros, cinco tripulantes foram contaminados — totalizando 20 casos.

As pessoas infectadas foram isoladas e, depois, desembarcadas, segundo a MSC.

Em Salvador, navio tem 68 casos

Além do cruzeiro em Santos, o navio Costa Diadema, da empresa Costa Cruzeiros, atracou hoje de manhã em Salvador com 68 casos positivos de covid-19 —56 tripulantes e 12 passageiros.

Pela manhã, o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, utilizou as redes sociais para afirmar que "o desembarque dos passageiros está bloqueado até que se tenha total segurança".

A Anvisa informou que não autorizou a operação da embarcação em Salvador. Portanto, o embarque e o desembarque de viajantes estão proibidos até que seja finalizada a investigação em andamento.

O Costa Diadema chegou do porto de Santos e teria Ilhéus, na Bahia, como o próximo destino. Ao todo, são 3.836 pessoas no navio —1.320 tripulantes e 2.516 passageiros, segundo a Anvisa.

Na segunda (27), o Costa Diadema já havia ancorado em Santos com a confirmação de 13 casos de covid-19, sendo 10 hóspedes e três tripulantes. O UOL entrou em contato com a assessoria da Costa Cruzeiros e aguarda retorno.

A determinação de quarentena ou até mesmo da suspensão das atividades de ambos os cruzeiros não está descartada pela Anvisa. A retomada das operações de navios de cruzeiro no Brasil foi permitida por meio de portaria interministerial de 5 de outubro deste ano. No final daquele mês, a Anvisa aprovou resolução com série de protocolos sanitários a serem adotados.

Em fevereiro, outra embarcação chegou a Salvador em meio a um surto de covid. O navio pesqueiro Venturer de bandeira britânica, que saiu da cidade de Vigo, na Espanha, ancorou na Baía de Todos-os-Santos com 31 dos 63 tripulantes infectados. Na ocasião, a embarcação precisou atracar na capital baiana às pressas, depois que alguns passageiros apresentaram sintomas graves da doença.

*Com informações de Mattheus Miranda, colaboração para o UOL em Salvador