Passageiros são impedidos de embarcar no MSC Splendida em Santos
Mais de 3 mil passageiros no porto de Santos foram impedidos de embarcar hoje no navio de cruzeiros MSC Splendida, informou a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). Em comunicado, a agência disse haver transmissão sustentada de covid-19 entre os tripulantes, e que o navio foi notificado ontem sobre o impedimento do embarque.
A MSC disse ter sido informada da suspensão apenas nesta tarde, e disse que os passageiros poderão receber um crédito no valor do cruzeiro original para ser usado até o final de 2022, ou o reembolso total das passagens. A companhia disse também que dará suporte para os hóspedes voltarem para casa (leia a nota na íntegra no final deste texto).
A Anvisa publicou depois, em nota, a notificação feita ontem, às 18h37. A agência já havia determinado o encerramento do cruzeiro no MSC Splendida no dia 31, após 51 tripulantes e 27 passageiros a bordo testarem positivo para covid-19. O prosseguimento da viagem dependia da autorização da agência, que disse contraindicar cruzeiros neste momento e já recomendou a suspensão da temporada.
"Em vista dos últimos acontecimentos, a Anvisa contraindica o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro para os próximos dias, em especial diante dos aumentos vertiginosos de casos de covid-19 com identificação de surtos a bordo das embarcações que operam na costa brasileira", disse a agência em nota.
De acordo com o Concais, terminal marítimo de passageiros de Santos, os passageiros retiraram as bagagens e deixaram o local.
Mais cedo, o navio MSC Preziosa chegou a Búzios, no Rio de Janeiro, com 28 casos de covid-19 a bordo. Mais de 3 mil passageiros desembarcaram, mas a Anvisa já autorizou novos embarques.
Além das embarcações da MSC, o Costa Diadema, da empresa Costa Cruzeiros, atracou na semana passada em Salvador com 68 casos de covid-19 —56 tripulantes e 12 passageiros. A Anvisa impediu que o cruzeiro continuasse.
Leia a nota da MSC:
A MSC Cruzeiros está operando desde agosto de 2020 e, até o momento, recebeu, com segurança e responsabilidade, mais de um milhão de hóspedes em seus navios em todo o mundo, graças a um protocolo de saúde e segurança que foi reconhecido como tendo estabelecido o padrão para a indústria em geral e outros setores.
No fim dessa tarde, a Companhia recebeu a informação das autoridades de que, infelizmente, o MSC Splendida, que está atualmente em Santos operando cruzeiros somente no litoral brasileiro, não foi autorizado a realizar o embarque dos hóspedes para seu próximo cruzeiro, em razão dos limitados casos positivos identificados a bordo, por meio da aplicação rigorosa do protocolo durante o cruzeiro anterior do navio. A Companhia implementou rigorosamente o protocolo de saúde e segurança acordado com as autoridades.
Lamentamos essa situação inesperada profundamente e ofereceremos aos hóspedes as opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022 e, adicionalmente, um crédito a bordo de 200 USD/EUR por cabine para o próximo cruzeiro, ou o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro. Também será realizado o reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.). A MSC Cruzeiros dará suporte aos hóspedes, incluindo apoio logístico, para que retornem para as suas casas.
O protocolo de saúde e segurança definido e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, e que está alinhado ao nosso protocolo global, prevê que, no momento do embarque, que todos os hóspedes com 12 anos ou mais devem apresentar comprovante de vacinação completa contra COVID -19 e todos os hóspedes com 2 anos ou mais precisam apresentar um teste RT-PCR negativo feito dentro de 72 horas ou um teste de antígeno realizado dentro de 24 horas antes do embarque. Um questionário de saúde preenchido dentro de 6 horas do início da viagem também é requerido. Toda a tripulação tem o ciclo completo de vacinação e é testada semanalmente, além de 10% da equipe ser testada diariamente.
Outras medidas do protocolo incluem ocupação reduzida a 75%, ar 100% fresco e sem recirculação, distanciamento social entre grupos de viajantes e o uso de máscaras faciais em áreas públicas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.