Topo

Esse conteúdo é antigo

Posto de saúde de cidade de MG vacina 60 pessoas com imunizante errado

Profissional de saúde aplica vacina em posto - Divulgação
Profissional de saúde aplica vacina em posto Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em Juiz de Fora

06/01/2022 22h12Atualizada em 06/01/2022 22h13

Na manhã de hoje, 60 pessoas tomaram a vacina pentavalente ao invés do imunizante contra a covid-19 em Juiz de Fora (MG). A prefeitura admitiu o erro e informou que os vacinados de forma equivocada foram avisados e retornaram ao posto de saúde para receberem a dose contra o coronavírus.

De acordo com a prefeitura, as 60 pessoas foram a uma unidade do bairro Santa Cruz, na zona norte, para se vacinarem contra a covid-19. No local, elas foram "equivocadamente, imunizadas com a vacina pentavalente, que garante proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, bactéria haemophilus influenza tipo B. Constatado o erro, a SS (Secretaria de Saúde) buscou contato com todas as pessoas vítimas desse equívoco para que recebessem o imunizante contra a covid".

O governo municipal classificou o erro como "incidente" e disse que o caso está sendo investigado para descobrir o que aconteceu para que os profissionais do posto de saúde trocassem as doses.

Imunizados não correm riscos de saúde

A Secretaria de Saúde garantiu que o fato das 60 pessoas terem recebido os dois imunizantes não representa riscos. "Não há nenhum problema de compatibilidade entre as vacinas aplicadas, e, portanto, nenhum risco à saúde das pessoas que tenham recebido os dois imunizantes".

Realmente o risco não existe, garante o professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Dirceu Bartolomeu Greco. Ele, porém, pede mais atenção e treinamento aos aplicadores das vacinas trocadas. "É um erro, é ruim, mas não tem risco. Só que é preciso tomar mais cuidado na hora de preparar o pessoal".