Fiocruz projeta entrega de vacina 100% nacional a partir de fevereiro
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) deve entregar o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 feitas com o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) nacional em fevereiro. A informação foi dada pelo diretor da unidade Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, em entrevista à GloboNews na tarde de hoje.
"A gente aguardou a publicação pela Anvisa porque, no momento que a gente envasa a vacina, começa a contar o prazo de validade. Semana que vem a gente começa a envasar, muito provavelmente no fim do mês, no começo do mês que vem, a gente já vai estar conseguindo entregar a vacina nacional", explicou Zuma.
A Fiocruz informou em nota publicada no site da instituição que o IFA nacional vem sendo produzido desde julho de 2021, quando foi assinado o contrato de Transferência de Tecnologia com a parceira AstraZeneca.
Até o momento, há o equivalente a 21 milhões de doses em IFA nacional, em diferentes etapas de produção e controle de qualidade.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou hoje o registro do IFA produzido pela Fiocruz e, com isso, será possível a produção da primeira vacina contra a covid-19 100% nacional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.