Topo

Esse conteúdo é antigo

Quero me meter na sua vida porque quero você vivo, diz Paes a não vacinados

Paes: "Eu não consigo entender a pessoa que não se vacina, que não toma sua dose de reforço" - Reprodução/Instagram/EduardoPaes
Paes: 'Eu não consigo entender a pessoa que não se vacina, que não toma sua dose de reforço' Imagem: Reprodução/Instagram/EduardoPaes

Do UOL, em São Paulo

12/01/2022 13h22

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), reforçou hoje a importância da vacinação contra a covid-19, durante uma transmissão nas redes sociais. Ele chamou atenção para o fato de que entre os pacientes atualmente internados com a doença na rede pública municipal de saúde da cidade, cerca de 90% não tomaram as três doses da vacina.

"Eu não consigo entender a pessoa que não se vacina, que não toma sua dose de reforço. Então assim, se não for por amor próprio, — e nós te amamos, você que não gosta de se vacinar, queremos você vivo, por favor, permaneça vivo — nos poupe de ter a rede de saúde (sobrecarregada), que já está há dois anos sofrendo com o covid, sem poder atender cirurgias eletivas, com todos os problemas. A gente estava voltando a uma certa normalidade, e a gente volta a ter que internar as pessoas por covid", destacou o prefeito.

Paes também apontou a vacina como a medida capaz de proporcionar liberdade às pessoas e admitiu a dificuldade de adotar restrições neste momento, depois de quase dois anos do início da pandemia.

"Quero me meter na sua vida porque eu quero que você viva. Pode não gostar de mim, não votar em mim, problema seu. Mas eu quero que você viva. Quero ver sua família feliz e você vivendo (...) A vacina é liberdade, é o que permite a gente estar girando normalmente nesse momento, sem restrições (...) Qualquer tipo de restrição depois desse tempo todo é muito difícil. A gente está chegando num momento super delicado, mas que pode ser um ponto de virada."

Ele citou a situação do Reino Unido, onde o número de casos de confirmados de covid-19 pela variante ômicron do novo coronavírus começou a cair.

Quase 40% dos internados não tomaram nenhuma dose

Ainda de acordo com a secretaria municipal de saúde do Rio, 38% dos internados não tomaram nenhuma dose da vacina contra a covid-19.

Atualmente, considerando dados de leitos de enfermaria e de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), há, na rede pública da cidade, 190 internados com covid-19, segundo censo da prefeitura.

A vacinação em massa é a medida mais eficaz contra a covid-19, protegendo, especialmente, contra a evolução da doença para quadros graves, como internação e morte pelo vírus.