Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: SP distribui novo lote de 258 mil doses de vacinas para crianças

Criança recebe a vacina contra a covid-19 em Osasco, na Grande São Paulo - Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Criança recebe a vacina contra a covid-19 em Osasco, na Grande São Paulo Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

18/01/2022 08h02Atualizada em 18/01/2022 12h34

O estado de São Paulo começou a distribuir hoje aos municípios um novo lote de 258 mil doses da vacina para crianças contra a covid-19. A entrega faz parte do segundo lote recebido pelo governo do estado e foi feita à secretaria estadual da Saúde nesta segunda-feira (17) pelo Ministério da Saúde.

A capital paulista informou que recebeu hoje um novo lote de 74.730 doses para dar continuidade à vacinação das crianças que já estão elegíveis. A entrega nas unidades de saúde ocorre no início da tarde.

Até esta terça-feira (18), a pasta estadual recebeu do Ministério da Saúde 58% das 850 mil doses necessárias para a vacinação da primeira fase da campanha, que incluem crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. O total recebido representa 11% do público de 4,3 milhões de doses.

Durante o final de semana, todas as regiões receberam as doses do primeiro lote em um total de 234 mil doses. A medida que novas doses forem encaminhadas pelo Ministério da Saúde serão imediatamente disponibilizadas aos municípios.

'Xepa' da vacina para crianças

A partir desta segunda-feira (17), país com crianças entre 5 e 11 anos sem comorbidades na cidade de São Paulo já podem cadastrar seus filhos na fila para doses remanescentes da vacina contra a covid-19 nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade de São Paulo. A chamada "xepa" da vacina, também adotada na campanha de adolescentes e adultos, tem como objetivo evitar o desperdício de doses.

Para se cadastrar, basta ir à UBS de referência no seu bairro e apresentar o endereço e um telefone para contato. Assim, caso sobrem doses de vacina ao final do dia, os pais e responsáveis que estiverem inscritos na "xepa" poderão ser convocados para levar suas crianças.