SP: Há alta de casos na UTI, mas 'muito menor' do que antes, diz secretário
Jean Gorinchteyn, secretário da saúde do estado de São Paulo, disse ontem que há um aumento das internações em leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e enfermaria de covid-19 no estado, no entanto, os números são menores se comparado com outras ondas da doença.
"Nas primeiras duas semanas do ano, tivemos aumento de 89% nas internações, 45% apenas de uma semana para outra, mostrando que temos uma elevação inclusive na internação. Mas quando a gente vai olhar para números absolutos, são 2800 casos internados nas UTIs, mas no pico da primeira onda nós tínhamos 6500 pacientes internados em UTI, e no pico da segunda onda, nos tínhamos 13.150 pessoas internadas, portanto, um número muito menor", declarou o secretário ao Jornal Jovem Pan, da Jovem Pan News.
Apesar de o número de internações ser menor que as ondas anteriores, Gorinchteyn ressaltou a importância da vacinação para os casos não se agravarem. O médico ainda declarou que o uso de máscara facial, evitar aglomerações, lavar as mãos e utilizar álcool em gel também são medidas são "fundamentais" para o combate à doença.
O secretário explicou que 683 serão redirecionados para a utilização em leitos de enfermaria e de UTI no estado.
Internações de menores de 18 anos em UTI covid sobem em SP
O número de internações de crianças e adolescentes, menores de 18 anos, em UTI com covid-19 subiu 61% entre novembro e janeiro no estado de São Paulo. O aumento acompanha a alta nos índices de internação no estado.
Segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo, as hospitalizações pediátricas em leitos de alta complexidade saltaram de 109, em 22 de novembro de 2021, para 171 em 10 de janeiro — antes do início da vacinação infantil.
O anúncio, feito em coletiva ontem pelo governador João Doria (PSDB), e ocorreu um dia antes da decisão do mais recente pedido de aprovação da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, para crianças de 3 a 17 anos à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Caso a vacina seja liberada pela agência, o governador prometeu aplicação imediata.
"Uma população não vacinada, mais vulnerável, portanto aqueles menores de 17 anos, tem tido uma elevação significativa, em mais de 61%. Em dois meses, tivemos um número que saltou de 106 pacientes internados em UTI, graves, para 171", afirmou o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.