Com CoronaVac, SP vacina 85 mil crianças em dia de campanha exclusiva
No dia de estreia da vacina CoronaVac na campanha exclusiva de vacinação infantil contra a covid-19, a cidade de São Paulo registrou 85.074 doses de vacina aplicadas nas crianças de 5 a 11 anos de idade.
Ao todo, 87% (74.014) das doses utilizadas foram da vacina do Instituto Butantan e 13% (11.060) do laboratório Pfizer. A Prefeitura de São Paulo afirma ter vacinado, até hoje, 110.670 crianças — 10,2% do público-alvo total (1.083.159).
"Foi um sucesso. Grande adesão das crianças e dos pais. Um dia de alegria dos nossos profissionais e das famílias", disse ao UOL o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.
A campanha será retomada na segunda-feira (24) com vacinas disponíveis para as crianças nas 469 unidades básicas de saúde da capital, das 8h às 19h, segundo a Prefeitura.
Os pequenos devem estar acompanhados de um responsável maior de 18 anos e apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF), comprovante de residência e carteirinha de vacinação. É possível ver a disponibilidade de vacinas na plataforma De Olho na Fila.
As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas serão vacinadas apenas com a vacina da Pfizer. Inicialmente, o Instituto Butantan, responsável por produzir a CoronaVac no Brasil, havia solicitado a liberação do uso da vacina em crianças a partir de 3 anos. O colegiado da Anvisa, no entanto, autorizou o uso apenas em maiores de 6 anos que não sejam imunossuprimidos.
As doses de CoronaVac, ao serem liberadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foram disponibilizadas pelo governo de São Paulo à Prefeitura ainda na última quinta-feira (20).
Ao todo, o estado tem 8 milhões de doses de CoronaVac guardadas para uso nos municípios. A expectativa do governo estadual é vacinar todas as crianças em até três semanas.
Como é a vacina da CoronaVac para crianças e jovens?
- Mesma formulação aplicada em adultos;
- Mesma dose adulta: 600 SU em 0,5 ml (SU é a substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo);
- Duas doses, com intervalo entre duas e quatro semanas;
- Faixa etária: 6 a 17 anos;
- Restrição: não aplicar em crianças imunossuprimidas, ou seja, com baixa imunidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.