Topo

Com CoronaVac, SP vacina 85 mil crianças em dia de campanha exclusiva

22.jan.2022 - Vacinação de crianças na UBS Santa Cecília, na zona central de São Paulo, nesta sábado - Werther Santana/Estadão Conteúdo
22.jan.2022 - Vacinação de crianças na UBS Santa Cecília, na zona central de São Paulo, nesta sábado Imagem: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

22/01/2022 21h24

No dia de estreia da vacina CoronaVac na campanha exclusiva de vacinação infantil contra a covid-19, a cidade de São Paulo registrou 85.074 doses de vacina aplicadas nas crianças de 5 a 11 anos de idade.

Ao todo, 87% (74.014) das doses utilizadas foram da vacina do Instituto Butantan e 13% (11.060) do laboratório Pfizer. A Prefeitura de São Paulo afirma ter vacinado, até hoje, 110.670 crianças — 10,2% do público-alvo total (1.083.159).

"Foi um sucesso. Grande adesão das crianças e dos pais. Um dia de alegria dos nossos profissionais e das famílias", disse ao UOL o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

A campanha será retomada na segunda-feira (24) com vacinas disponíveis para as crianças nas 469 unidades básicas de saúde da capital, das 8h às 19h, segundo a Prefeitura.

Os pequenos devem estar acompanhados de um responsável maior de 18 anos e apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF), comprovante de residência e carteirinha de vacinação. É possível ver a disponibilidade de vacinas na plataforma De Olho na Fila.

As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas serão vacinadas apenas com a vacina da Pfizer. Inicialmente, o Instituto Butantan, responsável por produzir a CoronaVac no Brasil, havia solicitado a liberação do uso da vacina em crianças a partir de 3 anos. O colegiado da Anvisa, no entanto, autorizou o uso apenas em maiores de 6 anos que não sejam imunossuprimidos.

As doses de CoronaVac, ao serem liberadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foram disponibilizadas pelo governo de São Paulo à Prefeitura ainda na última quinta-feira (20).

Ao todo, o estado tem 8 milhões de doses de CoronaVac guardadas para uso nos municípios. A expectativa do governo estadual é vacinar todas as crianças em até três semanas.

Como é a vacina da CoronaVac para crianças e jovens?

  • Mesma formulação aplicada em adultos;
  • Mesma dose adulta: 600 SU em 0,5 ml (SU é a substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo);
  • Duas doses, com intervalo entre duas e quatro semanas;
  • Faixa etária: 6 a 17 anos;
  • Restrição: não aplicar em crianças imunossuprimidas, ou seja, com baixa imunidade.