PUBLICIDADE
Topo

Saúde

Conteúdo publicado há
3 meses

Queiroga diz que governo se inspira em família de Jesus para programa

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva em Brasília - Mateus Bonomi/Reuters
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva em Brasília Imagem: Mateus Bonomi/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/01/2022 23h30

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou hoje que a família de Jesus Cristo seria a inspiração para o lançamento do programa "Cuida Mais Brasil", que prevê a destinação de R$ 194 milhões para inserção de pediatras e ginecologistas-obstetras nas equipes de APS (Atenção Primária à Saúde) do SUS (Sistema Único de Saúde). A declaração foi feita pelo ministro durante participação no programa "Sem Censura", da TV Brasil.

Nós inspiramos muito em José [de Nazaré]... José levou Maria, gestante, para ter seu filho [Jesus] em segurança em Belém. Então, nós queremos fazer isso, cuidar das mães e cuidar das crianças. Disseram que as crianças eram reservatórios de vírus? as crianças são o futuro do Brasil. Marcelo Queiroga

De acordo com os números apresentados pelo ministério, há hoje 5.699 pediatras alocados na APS em todo o Brasil. Contudo, mais da metade deles (2.965), por exemplo, em apenas dois estados - São Paulo e Minas Gerais.

Enquanto isso, estados do Nordeste, como Pernambuco (9) e Paraíba (5), e do Norte, como Roraima (4) e Acre (5), possuem menos dez pediatras para atender todo seu território. O cenário se repete no caso dos ginecologistas-obstetras. Em Roraima, por exemplo, há apenas um profissional do tipo na APS.

De acordo com o ministério, uma portaria para regulamentar o programa Cuida Mais Brasil deverá ser publicada até a próxima semana.

Saúde