Autotestes devem chegar às farmácias em fevereiro, diz gerente da Anvisa
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) prevê que em fevereiro os autotestes de covid-19 já devem estar aprovados e disponíveis para compra nas farmácias. Segundo o gerente de Tecnologia em Produtos da Anvisa, Leandro Rodrigues Pereira, a expectativa é que os primeiros pedidos de registro cheguem já na próxima segunda-feira (31).
"Todo pedido será tratado como prioridade pela agência e a gente imagina que já no mês de fevereiro a gente tenha produto aprovado no mercado", disse Leandro em entrevista à CNN Brasil após a autorização da venda do autoteste feita pela agência.
Segundo ele, a tecnologia do autoteste já é bem conhecida, portanto o desenvolvimento deste produto não é complexo, o que indica que os pedidos de registro não devem demorar e haverá empresas interessadas na produção.
O gerente informou ainda que a Anvisa já foi procurada por empresas que estão interessadas em comercializar o autoteste. "Nós já estamos com equipe preparada para começar a tratar desses pedidos de registro tão logo eles cheguem na Anvisa", afirmou.
Na entrevista, Leandro Rodrigues Pereira também destacou a importância da aprovação dos autotestes, mesmo que um teste tradicional ainda seja necessário para confirmar a infecção oficialmente.
É claro que a partir de um teste positivo já se inicia a política de isolamento desse paciente e com isso a gente consegue fazer uma quebra de cadeia de transmissão, que eu acho que é o objetivo principal com a disponibilização de autotestes.
Leandro Rodrigues Pereira, gerente de Tecnologia em Produtos da Anvisa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.