Topo

Esse conteúdo é antigo

Autotestes devem chegar às farmácias em fevereiro, diz gerente da Anvisa

Do UOL, em São Paulo

28/01/2022 14h57

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) prevê que em fevereiro os autotestes de covid-19 já devem estar aprovados e disponíveis para compra nas farmácias. Segundo o gerente de Tecnologia em Produtos da Anvisa, Leandro Rodrigues Pereira, a expectativa é que os primeiros pedidos de registro cheguem já na próxima segunda-feira (31).

"Todo pedido será tratado como prioridade pela agência e a gente imagina que já no mês de fevereiro a gente tenha produto aprovado no mercado", disse Leandro em entrevista à CNN Brasil após a autorização da venda do autoteste feita pela agência.

Segundo ele, a tecnologia do autoteste já é bem conhecida, portanto o desenvolvimento deste produto não é complexo, o que indica que os pedidos de registro não devem demorar e haverá empresas interessadas na produção.

O gerente informou ainda que a Anvisa já foi procurada por empresas que estão interessadas em comercializar o autoteste. "Nós já estamos com equipe preparada para começar a tratar desses pedidos de registro tão logo eles cheguem na Anvisa", afirmou.

Na entrevista, Leandro Rodrigues Pereira também destacou a importância da aprovação dos autotestes, mesmo que um teste tradicional ainda seja necessário para confirmar a infecção oficialmente.

É claro que a partir de um teste positivo já se inicia a política de isolamento desse paciente e com isso a gente consegue fazer uma quebra de cadeia de transmissão, que eu acho que é o objetivo principal com a disponibilização de autotestes.
Leandro Rodrigues Pereira, gerente de Tecnologia em Produtos da Anvisa