Topo

Esse conteúdo é antigo

Saúde quer comprar mais 10 mi de doses da CoronaVac para vacinação infantil

Ministério da Saúde sinaliza ao Instituto Butantan intenção de comprar mais 10 milhões de doses da CoronaVac para vacinação infantil - Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo
Ministério da Saúde sinaliza ao Instituto Butantan intenção de comprar mais 10 milhões de doses da CoronaVac para vacinação infantil Imagem: Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

01/02/2022 14h14Atualizada em 01/02/2022 15h25

O Ministério da Saúde sinalizou a intenção de comprar mais 10 milhões de doses da CoronaVac para vacinar crianças a partir de seis anos, mas ainda não foi firmado acordo com o Instituto Butantan, responsável pela fabricação da CoronaVac no Brasil.

A informação foi confirmada ao UOL pelo Instituto Butantan. O Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre a intenção de compra.

"O Instituto Butantan acaba de responder à consulta do Ministério da Saúde, afirmando ter disponíveis 10 milhões de doses de CoronaVac para entrega imediata ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). No ofício, o Butantan oferece o quantitativo de imunizante já envasado e certificado pelo rigoroso controle de qualidade do instituto, além de 20 milhões de doses adicionais para entrega de 20 a 25 dias, mediante assinatura do contrato", esclareceu o instituto por meio de nota.

Ontem, a cidade do Rio interrompeu a vacinação de crianças contra a covid-19 por falta de doses. A Secretaria Municipal de Saúde avisou que a suspensão segue até o envio de mais vacinas pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac recebeu aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso pediátrico em 20 de janeiro e, no dia seguinte, o Ministério da Saúde confirmou a inclusão da vacina na campanha de vacinação.

Naquela data, a pasta afirmou que seu estoque era de 6 milhões de doses da vacina CoronaVac. Outros 3 milhões já tinham sido distribuídos.

Além da CoronaVac, a vacina da Pfizer também tem autorização da Anvisa para uso pediátrico. Segundo o cronograma do Ministério da Saúde, o Brasil já recebeu 4,2 milhões de doses da Pfizer. Serão recebidas, em fevereiro, 7,2 milhões de doses para crianças de 5 a 11 anos.

Na primeira semana de janeiro, o Ministério da Saúde afirmou ter encomendado todas as doses necessárias para atender o público-alvo de 20 milhões de crianças (ou 40 milhões de doses). A previsão é de que as doses contratadas sejam entregues até o fim do trimestre.

Naquele momento, apenas a vacina da Pfizer tinha aval da Anvisa. Com o uso da CoronaVac, esse calendário deve ser acelerado.