Topo

Com 5 mil profissionais, SP fará campanha de vacinação infantil no sábado

iStock
Imagem: iStock

Henrique Sales Barros, Leonardo Martins e Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

02/02/2022 13h14Atualizada em 02/02/2022 16h12

O governo de São Paulo organiza para o próximo sábado (5) um dia de campanha voltada para vacinação infantil contra a covid-19. Haverá postos de vacinação abertos em todo o estado, das 7h às 19h, segundo o governador João Doria (PSDB).

Em coletiva de imprensa hoje, Doria afirmou que fará pagamento de hora-extra aos 5 mil profissionais de saúde — enfermeiros e vacinadores— que devem participar da ação. Ao todo, o investimento será de R$ 5,2 milhões.

O estado vacina o público infantil contra a covid desde 14 de janeiro. As vacinas aplicadas nas crianças são a CoronaVac —a partir dos 6 anos— e da Pfizer —a partir de 5 anos.

A coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, ressaltou que é importante que cada cidadão confira o calendário de vacinação de sua cidade antes de ir ao posto.

"Hoje, temos 2,2 milhões de pessoas que não retornaram para tomar a segunda dose. Pedimos, então, que retornem, pois todas as unidades estão prontas para recebê-lo", afirmou.

Segundo o governo estadual, quase 94 milhões de doses de imunizantes contra a covid-19 foram aplicadas nos postos de vacinação de São Paulo.

No total, 80,68% dos moradores do estado já estão com o esquema vacinal completo. Entre o público infantil, 36,85% das crianças entre 5 e 11 anos já receberam a primeira dose.

Vacinas infantil no Plano Nacional

Ontem (1º), o Ministério da Saúde incluiu, oficialmente, as duas vacinas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. A nova edição foi postada no site da pasta, mas a determinação já aparecia em notas técnicas.

Na prática, os imunizantes já estão sendo disponibilizados para o uso infantil nos postos de saúde de todo o país —de acordo com o estoque de cada estado.

Até o momento, já foram enviadas às unidades federativas pouco mais de 3,3 milhões de doses da CoronaVac e cerca de 4,2 milhões de doses da Pfizer para crianças. O Ministério da Saúde, no entanto, pretende comprar mais 10 milhões de imunizantes.

O Instituto Butantan já separou 10 milhões de doses para o governo federal. O presidente do instituto, Dimas Covas, disse que foi encaminhado, ontem, ao ministério, um segundo ofício sobre as novas doses.

Essas [10 milhões de] doses já estão prontas para embarque tão logo o ministério se manifeste. No mesmo ofício, ofereci um adicional de 20 milhões de doses que poderão ser entregues ao Mininistério da Saúde em um prazo de 20 a 25 dias. Essas duas condições foram colocadas e, agora, estamos aguardando uma resposta."
Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan