Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministério da Saúde inclui vacinação de crianças contra covid-19 no PNO

Crianças brasileiras a partir de 5 anos podem ser vacinadas contra covid-19 desde o inicio de janeiro no Brasil - iStock
Crianças brasileiras a partir de 5 anos podem ser vacinadas contra covid-19 desde o inicio de janeiro no Brasil Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

01/02/2022 20h32Atualizada em 02/02/2022 13h50

O Ministério da Saúde incluiu hoje, oficialmente, a vacina pediátrica da Pfizer e a aplicação da CoronaVac para crianças no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19). A nova edição foi postada no site da pasta, mas a determinação já aparecia em notas técnicas.

Na prática, os imunizantes já estão sendo disponibilizados para o uso infantil. Até o momento já foram enviadas aos estados pouco mais de 3,3 milhões de doses da Coronavac e cerca de 4,2 milhões de doses da Pfizer para crianças.

A vacina infantil da farmacêutica norte-americana foi liberada para a aplicação em crianças entre 5 e 11 anos, pelo ministério, no dia 5 de janeiro. A decisão aconteceu 20 dias após o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Já a CoronaVac recebeu aval da Anvisa para uso em crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, com exceção de imunocomprometidas, em 20 de janeiro. No dia seguinte, o Ministério da Saúde confirmou a inclusão da vacina na campanha de vacinação.

A versão mais atualizada do PNO era de 14 de agosto de 2021. Por isso, a nova versão também traz outras novidades, que apareciam apenas em notas técnicas do Ministério da Saúde, como uma atualização sobre a conservação da vacina Pfizer, correções sobre as vacinas ofertadas a gestantes, recomendações sobre intervalo e indicação de doses de reforço conforme os diversos grupos de pessoas, entre outras.