Rio vai fazer busca nas escolas por crianças não vacinadas contra a covid
A Prefeitura do Rio de Janeiro pretende começar na semana que vem uma busca nas escolas por crianças que ainda não foram vacinadas contra a covid-19.
"Vamos distribuir uma ficha para os pais preencherem com a situação vacinal da criança", disse o secretário da Saúde do Rio, Daniel Soranz, em entrevista ao programa "Bom Dia Rio", da TV Globo.
Com autorização dos pais, segundo Soranz, as crianças com o esquema incompleto poderão ser vacinadas nas escolas em que estudam. "O objetivo é aumentar o nível da cobertura da vacinação infantil, que está muito baixa", completou o secretário.
Não há a previsão de que seja exigida a apresentação de um comprovante de vacinação contra a covid-19 para que as crianças permaneçam em ambiente escolar.
"É um processo de educação dos pais e das crianças sobre a importância da vacina. Os professores vão estar aptos a orientar as famílias, e as equipes de saúde, com o formulário de autorização nas mãos, vão realizar a vacinação", disse.
Além dos colégios municipais, "algumas escolas privadas e as estaduais" também terão a distribuição do formulário aos pais e responsáveis. Já nas unidades vinculadas ao governo federal, a ação "ainda está em processo de discussão", segundo Soranz.
Atualmente, 29% da população de 5 a 11 anos do Rio já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19, segundo painel atualizado hoje pela Secretaria da Saúde.
Já na faixa etária entre 12 a 19 anos, o painel contabiliza 100% da população com ao menos uma dose: 2% com as três doses (reforço), 79% com duas e 19% com apenas uma.
O calendário da vacinação contra a covid-19 foi retomado hoje no Rio, após a campanha ter sido paralisado na última terça-feira (1º) por falta de doses.
Entre hoje e amanhã, Crianças a partir de 6 anos podem ser levadas aos postos de vacinação para receber a primeira dose contra a covid-19. Na próxima segunda-feira (7), será a vez das meninas de 5 anos. Na terça-feira (8), os meninos da mesma idade.
Crianças entre 5 a 11 que sejam portadoras de alguma deficiência ou comorbidade podem se dirigir aos postos de vacinação a qualquer momento, sem necessidade de acompanhar o calendário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.