Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: SP tem 2,2 mi de pessoas atrasadas para receber a 2ª dose da vacina

Profissional de saúde aplica vacina em posto de São Paulo - Divulgação/Governo estadual de São Paulo
Profissional de saúde aplica vacina em posto de São Paulo Imagem: Divulgação/Governo estadual de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

07/02/2022 13h40Atualizada em 07/02/2022 15h09

O estado de São Paulo tem hoje 2,2 milhões de pessoas atrasadas para receber a 2ª dose da vacina contra a covid-19. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde enviados ao UOL, aproximadamente 1,2 milhão do total de faltosos tem idades entre 12 e 29 anos.

Apesar do número atual, a pasta explicou que a taxa de pessoas já aptas para receber a 2ª dose e que ainda não compareceram aos postos de saúde caiu 50,7% desde o mês de novembro. Antes eram 4,5 milhões de pessoas que não receberam a 2ª dose no estado.

A redução, esclarece a secretaria, ocorre como reflexo da "campanha de vacinação da pasta estadual".

"A pasta tem promovido ações especiais, como o Dia C, que ocorreu neste sábado (5) para ampliar a cobertura vacinal. Somente ontem, 211,8 mil pessoas tomaram a terceira dose e 21,9 mil pessoas completaram o esquema vacinal com duas doses. A Secretária também tem incentivado os municípios, responsáveis pela aplicação das vacinas, que realizem busca ativa dos faltosos e promovam ações de divulgação conscientizando a população quanto a importância da imunização."

Ao UOL, a pasta ainda declarou que, além da vacinação, outras medidas seguem sendo essenciais para evitar a disseminação da doença.

"Além das vacinas, as medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus, como uso de máscara e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel."

Dose de reforço e quarta dose

Segundo a pasta, o estado de São Paulo já aplicou mais de 17,3 milhões de doses de reforço. Ainda há cerca de 10 milhões de pessoas de todas as faixas etárias, especialmente abaixo dos 50 anos, aptas para receber a proteção extra do imunizante.

Os maiores de 18 anos que tomaram a segunda dose dos imunizantes CoronaVac/Butantan, AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer/BioNTech, em um intervalo de quatro meses, estão aptos para receber a 3ª dose e já podem se encaminhar aos postos de saúde.

Já aqueles que receberam o imunizante de dose única da Janssen podem receber a dose adicional do mesmo fabricante com o intervalo de dois meses entre uma dose e outra. Em caso de falta do imunizante da Janssen, é possível que a dose adicional seja da Pfizer/BioNTech (vacina de RNA mensageiro).

O estado também segue aplicando a quarta dose para os imunossuprimidos desde dezembro. Os imunossuprimidos são o único grupo que pode receber essa dosagem no momento, de acordo com os órgãos regulatórios.