Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio começa a vacinar crianças em escolas; não vacinados poderão ir às aulas

Do UOL, em São Paulo

14/02/2022 09h34Atualizada em 14/02/2022 15h27

A Prefeitura do Rio de Janeiro começou a imunizar hoje as crianças de 5 a 11 anos nas escolas. A medida tem o objetivo ampliar a adesão da imunização contra a covid-19 no público infantil, que está em torno de 50% nessa faixa etária na capital carioca. Em entrevista à GloboNews, o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, disse que será feita uma busca ativa por essas crianças nas 1.307 escolas do município.

De acordo com a Prefeitura, a imunização poderá ser feita em dois horários: das 11h30 às 13h e das 15h30 às 17h. Os pais ou responsáveis que não puderem comparecer para imunizar os filhos poderão enviar autorizações por escrito. "O objetivo desse projeto [de vacinar crianças nas escolas] é muito simples. Se a família não pode ir até à vacina, a vacina vai até à escola", afirmou Ferreirinha.

Segundo o chefe da pasta, muitas crianças foram prejudicadas e não acabaram se imunizando no período inicial que a Prefeitura havia definido para a faixa etária de 5 a 11 anos. "Tem muitos casos de crianças que foram infectadas ou que tiveram parentes infectados que não conseguiram levar a criança para se vacinar na data correta. A gente tem notado isso e vamos atrás dessas crianças também", disse o secretário.

Não imunizados poderão ir à escola

O secretário ainda afirmou que, mesmo que os pais ou responsáveis não queiram que a criança se vacine, ela não será impedida de assistir às aulas presencialmente. "A gente torce e faz de tudo para que a criança esteja vacinada e contamos com os responsáveis para que isso possa acontecer, mas sempre como um passo de conscientização e nunca prejudicando a criança nesse processo", disse Ferreirinha.

A Prefeitura tem enfrentado resistência dos pais na imunização, segundo o secretário, principalmente por conta da disseminação de desinformação sobre as vacinas. "Infelizmente muitas notícias falsas que não procedem estão circulando a respeito da vacinação infantil. As vacinas já foram aprovadas, então tem a segurança necessária. A gente tem feito esse apelo aos pais. Há comprovação científica", afirmou o chefe da Educação.

Vacinação de 5 a 11 anos começou em janeiro

O prefeito Eduardo Paes, e os secretários de Saúde, Daniel Soranz, e de Educação, Renan Ferreirinha, deram início à vacinação na faixa de etária de 5 a 11 anos no dia 17 de janeiro.

A vacina que as crianças entre 5 e 11 anos estão recebendo é a da Pfizer pediátrica. O esquema vacinal será feito em duas doses, com intervalo de oito semanas entre elas. A imunização contra a covid-19 é comprovadamente segura na prevenção do agravamento da doença. Nas crianças, a eficácia da vacina alcança 90,7% uma semana após a segunda dose.