Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo e Rio liberam 4ª dose contra covid para pessoas acima de 30 anos

Doses podem ser aplicadas a partir da próxima segunda-feira (25) - ABCVAC
Doses podem ser aplicadas a partir da próxima segunda-feira (25) Imagem: ABCVAC

Do UOL, em São Paulo

22/07/2022 13h50Atualizada em 22/07/2022 15h54

A cidade de São Paulo informou hoje que, a partir de segunda-feira (25), pessoas de 30 anos ou mais poderão tomar a quarta dose da vacina contra a covid-19. Já a Prefeitura do Rio de Janeiro irá liberar a segunda dose de reforço para essa faixa etária a partir de amanhã (23).

Nas duas capitais, é preciso ter tomado a terceira dose do imunizante há pelo menos quatro meses, além de apresentar documento de identificação e carteira de vacinação.

O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, falou sobre a importância da vacinação. Segundo ele, as doses de reforço são essenciais para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos no organismo. "Isso reduz a chance de um desfecho mais grave em caso de covid-19", disse.

A prefeitura paulistana ainda informou que vão estar abertas todas as 470 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), três CSs (Centros de Saúde), 17 SAEs (Serviços de Atenção Especializada), além de dois megapostos.

A imunização contra a covid-19, e outras doenças, seguirá acontecendo também aos finais de semana. No sábado (23), estarão abertas as Assistências Médicas Ambulatoriais Integradas da capital. A população pode ser vacinada das 7h às 19h.

Já no domingo, a vacinação ocorre nos parques Buenos Aires, em Higienópolis; Severo Gomes, na Granja Julieta; do Carmo, em Itaquera e da Juventude, no Carandiru. O horário é um pouco mais restrito: das 8h às 16h. Nesse mesmo horário os cidadãos podem tomar suas doses em dois pontos na avenida Paulista, são eles uma tenda localizada no número 52 e uma farmácia parceira, no número 995. Mas a farmácia está aplicando apenas vacinas contra a Covid-19.

Além da covid-19, as vacinas voltadas ao público infantil estão disponíveis, segundo a secretaria de saúde, para a tríplice viral, BCG, pentavalente, hepatites A e B, febre amarela, DTP, entre outras.