Topo

Esse conteúdo é antigo

Varíola dos macacos: Saúde recomenda camisinha e máscara para gestantes

Medida visa mitigar os riscos de disseminação da doença - iStock
Medida visa mitigar os riscos de disseminação da doença Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

01/08/2022 18h51

O Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de preservativos e de máscaras para gestantes e mulheres que amamentam como forma de prevenção contra a varíola dos macacos. Uma nota técnica sobre o assunto foi publicada hoje, data que marca também o início da campanha do "agosto dourado", que visa conscientizar sobre a importância do aleitamento materno.

De acordo com o texto, a camisinha deve ser utilizada em todos os tipos de relações sexuais, sejam elas orais, vaginais ou anais.

O uso das máscaras, por sua vez, é recomendado em especial para ambientes com indivíduos potencialmente infectados.

Os casos têm apontado para a maior facilidade de infecção a partir de contato físico próximo, o que acontece em relações sexuais, e também possivelmente por vias aéreas.

As recomendações da pasta ressaltam que o quadro clínico de gestantes tem características similares ao de outras pessoas, mas que a gravidade da doença pode ser maior. Além das grávidas, crianças com menos de oito anos e imunossuprimidos integram o grupo de risco para a varíola dos macacos.

Uma entrevista coletiva seria feita para dar mais detalhes sobre as medidas da nota técnica, mas foi cancelada. O texto foi assinado por Raphael Câmara, secretário de Atenção Primária à Saúde e por Lana Lourdes Aguiar Lima, diretora do Departamento de Saúde Materno Infantil.