Varíola dos macacos: Saúde recomenda camisinha e máscara para gestantes
O Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de preservativos e de máscaras para gestantes e mulheres que amamentam como forma de prevenção contra a varíola dos macacos. Uma nota técnica sobre o assunto foi publicada hoje, data que marca também o início da campanha do "agosto dourado", que visa conscientizar sobre a importância do aleitamento materno.
De acordo com o texto, a camisinha deve ser utilizada em todos os tipos de relações sexuais, sejam elas orais, vaginais ou anais.
O uso das máscaras, por sua vez, é recomendado em especial para ambientes com indivíduos potencialmente infectados.
Os casos têm apontado para a maior facilidade de infecção a partir de contato físico próximo, o que acontece em relações sexuais, e também possivelmente por vias aéreas.
As recomendações da pasta ressaltam que o quadro clínico de gestantes tem características similares ao de outras pessoas, mas que a gravidade da doença pode ser maior. Além das grávidas, crianças com menos de oito anos e imunossuprimidos integram o grupo de risco para a varíola dos macacos.
Uma entrevista coletiva seria feita para dar mais detalhes sobre as medidas da nota técnica, mas foi cancelada. O texto foi assinado por Raphael Câmara, secretário de Atenção Primária à Saúde e por Lana Lourdes Aguiar Lima, diretora do Departamento de Saúde Materno Infantil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.