Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS: fim da pandemia de covid-19 está 'à vista', diz diretor-geral

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), em coletiva de imprensa - Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), em coletiva de imprensa Imagem: Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Do UOL*, em São Paulo

14/09/2022 11h34

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou hoje que o fim da pandemia "está a vista", mas ponderou que os governos devem continuar com ações para evitar que a oportunidade de controlar a covid-19 seja perdida.

Em uma coletiva de imprensa, Tedros explicou que, na semana passada, o número de casos de coronavírus caiu ao menor nível desde março de 2020. "Nunca estivemos em melhor posição para acabar com a pandemia", ressaltou o diretor-geral da OMS.

Tedros comparou a atual situação com a reta final de uma maratona. "Podemos ver a linha de chegada. Estamos em uma posição vencedora", afirmou. "Se não aproveitarmos esta oportunidade agora, corremos o risco de mais variantes, mais mortes, mais interrupções e mais incertezas".

Entre as medidas citadas pelo diretor-geral da OMS, está a vacinação completa dos grupos de maior risco e um mínimo de 70% na cobertura vacinal geral.

Tedros também pediu aos países que continuem a compartilhar sequenciamentos de genomas "para que possamos entender melhor como o vírus está evoluindo".

*Com informações da AFP e Estadão Conteúdo