OMS: fim da pandemia de covid-19 está 'à vista', diz diretor-geral
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou hoje que o fim da pandemia "está a vista", mas ponderou que os governos devem continuar com ações para evitar que a oportunidade de controlar a covid-19 seja perdida.
Em uma coletiva de imprensa, Tedros explicou que, na semana passada, o número de casos de coronavírus caiu ao menor nível desde março de 2020. "Nunca estivemos em melhor posição para acabar com a pandemia", ressaltou o diretor-geral da OMS.
Tedros comparou a atual situação com a reta final de uma maratona. "Podemos ver a linha de chegada. Estamos em uma posição vencedora", afirmou. "Se não aproveitarmos esta oportunidade agora, corremos o risco de mais variantes, mais mortes, mais interrupções e mais incertezas".
Entre as medidas citadas pelo diretor-geral da OMS, está a vacinação completa dos grupos de maior risco e um mínimo de 70% na cobertura vacinal geral.
Tedros também pediu aos países que continuem a compartilhar sequenciamentos de genomas "para que possamos entender melhor como o vírus está evoluindo".
*Com informações da AFP e Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.