Topo

Butantan entrega amanhã mais 1 milhão de doses de CoronaVac à Saúde

Dose da CoronaVac - Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo
Dose da CoronaVac Imagem: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Brasília

09/11/2022 13h40Atualizada em 09/11/2022 13h41

O Instituto Butantan entregará amanhã (10) ao Ministério da Saúde mais um milhão de doses de vacina CoronaVac que foram compradas neste mês pelo governo federal.

Os imunizantes, que podem ser aplicados em crianças de 3 a 5 anos, foram adquiridos por meio de um aditivo de contrato. Em setembro, o laboratório do governo paulista entregou outro milhão de doses.

O Ministério da Saúde possui um contrato de compra de vacinas com o Butantan assinado no início deste ano. Inicialmente, o número de doses contratadas era de 10 milhões —agora, totaliza 12 milhões.

Vacinação infantil. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em julho deste ano o uso da CoronaVac em crianças entre 3 e 5 anos.

Apenas 1 em cada 10 crianças de 3 e 4 anos do Brasil recebeu uma dose de imunizante contra covid, conforme noticiou o jornal Folha de S.Paulo.

Antes das novas compras, o Ministério da Saúde privilegiou uma negociação com o consórcio Covax Facility e ignorou propostas do Butantan.

A CoronaVac foi a primeira vacina contra covid-19 aplicada no Brasil, embora tenha sido alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Butantan interrompeu a produção deste imunizante em outubro de 2021 por não ter recebido novos pedidos. No total, o laboratório entregou mais de 110 milhões de doses ao Ministério da Saúde.