Brasil deixa de exigir vacina da covid e teste negativo para entrar no país
O Brasil deixou de exigir a apresentação de comprovantes de vacinação contra a covid-19 ou testes negativos para a doença para entrar no país.
O que aconteceu?
A flexibilização foi determinada pela Anvisa em razão do fim da emergência sanitária reconhecido pela ONU no começo de maio. A nova diretriz da agência foi publicada em uma nota técnica publicada no último dia 23.
Essa nota técnica derruba duas antigas resoluções do órgão. A primeira contemplava a operação em áreas portuárias, e a segunda, as regras para embarques e desembarques em cruzeiros.
Nesse mesmo comunicado, a Anvisa também informou sobre o fim da vigência da resolução que tratava da adoção de medidas em aeroportos e aeronaves, que teve prazo encerrado no último dia 21.
Segundo a agência, todas essas mudanças já foram comunicadas às companhias aéreas, postos de fronteira e operadores portuários.
OMS decretou fim de emergência sanitária
O decreto para o fim do estado de emergência sanitária para a covid-19 foi publicado pela OMS no dia 5 de maio. Em pouco mais de três anos, a doença matou 7 milhões de pessoas no mundo, segundo os dados oficiais.
Os dados da OMS apontam, porém, que esse número pode ter chegado a cerca de 20 milhões.
Apesar do fim da emergência, pelas regras da OMS não existe uma declaração oficial do final da pandemia. Assim como a Aids, portanto, a covid-19 continuará a ter esse status.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.