Ministério da Saúde inicia distribuição da vacina contra dengue
O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (8) a distribuição das primeiras doses da vacina contra a dengue.
O que aconteceu
Distrito Federal e o estado de Goiás foram os primeiros a receber a vacina, segundo a pasta.
Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão receberão as doses nos próximos dias.
Esse lote inicial corresponde a 712 mil doses, contemplando 315 municípios. Essa remessa corresponde a 60% dos 521 municípios selecionados para receber a vacina, informou o Ministério da Saúde.
A previsão é que todos os 521 municípios recebam doses para a vacinação da faixa etária de 10 a 11 anos até a primeira quinzena de março.
O Ministério da Saúde prevê que o laboratório entregue neste ano 6,5 milhões de doses. Com esse número, a pasta estima que a vacinação de todo o público-alvo, de 10 a 14 anos, nos municípios selecionados, aconteça ao longo dos próximos meses, de forma progressiva.
Público-alvo
A imunização terá início pelas crianças de 10 a 11 anos e irá avançar a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante. O público-alvo da vacinação, o grupo de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e da Organização Mundial de Saúde.
Índice de hospitalização. A escolha pelo início da vacinação nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada, segundo o ministério, no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos.
Prevenção. Ações como a limpeza das vasilhas de água dos animais e vasos de plantas, o armazenamento de pneus e garrafas em locais cobertos, limpeza das caixas d'água são as melhores de forma de prevenção. Cerca de 75% dos focos do mosquito estão dentro de casa.
Sintomas. A recomendação do Ministério da Saúde é para que as pessoas procurem um serviço de saúde logo nos primeiros sintomas, como febre alta, dor de cabeça, atrás dos olhos e nas articulações.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.