Dengue: Brasil tem 500 mil casos entre confirmados e suspeitos da doença
O Brasil registrou 512.353 mil casos entre suspeitos e confirmados da doença no país, segundo o Ministério da Saúde.
O que aconteceu
Os dados são referentes as seis primeiras semanas epidemiológicas do ano. Em 2023, no mesmo período, foram 128.842 casos suspeitos e confirmados.
Dos mais de 500 mil registros, 200.261 mil foram confirmados para doença. Os dados fazem parte do Painel de Monitoramento de Arboviroses e foram atualizados ontem à noite.
O Brasil também registrou 75 pessoas mortas infectadas pelo vírus da dengue. Há 340 óbitos em investigação.
Minas Gerais e São Paulo são estados com o maior número de casos, 171 mil e 83 mil, respectivamente. A maior incidência dos casos aconteceu em mulheres (54,9%) de 30 a 39 anos (54,7%) — os homens da mesma faixa etária também são os mais infectados com o mosquito (45,9%).
Como se proteger
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, por isso, a melhor forma de evitar a transmissão é combater a proliferação do mosquito. Para isso, o importante é eliminar possíveis locais de armazenamento de água como manter a caixa d'água fechada e encher até a borda os pratos das plantas com areia.
Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água também é uma recomendação dos especialistas. Além disso, é preciso manter as calhas limpas e não deixe água acumulada sobre a laje.
É importante também usar repelente.
Quais os sintomas da dengue
- Febre alta;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
*Com informações da Agência Estado
Deixe seu comentário